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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 12/08/2019

Status:

Corrigida
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A fome faz parte de uma série de problemas sociais existentes no Brasil, e é também causador de diversos outros como violência, assaltos, tráfico de drogas e desemprego (Reelabore essa ideia). Tudo isso consequência da falta de uma política pública, (Sem vírgula) voltada para a recuperação da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade, o que faz com que jovens e adultos ingressem tanto na vida do crime para se sustentar (por falta de empregos e oportunidades) como também na vida de trabalhadores terceirizados irregulares (se submetendo a condições de trabalho altamente perigosa e não fichada (Vírgula) sem direito a seguros ou indenizações). Somado a tudo isso, (Sem vírgula) ainda há os altos preços nos quais os alimentos se encontram, o que torna uma boa qualidade de vida muito cara, o que faz elevar cada vez mais o estado crítico do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país.  (Reestruture e delimite as discussões iniciais)

Vários filmes e obras literárias vêm ilustrando essas situações, um bom exemplo é a obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Apesar de ter sido escrita em uma das fases do modernismo brasileiro na década de 30, ela alude essa situação: personagem principal, um pai de família, se vê obrigado a fugir da seca no sertão levando seus familiares para outro lugar com melhores condições de vida, o que acaba obrigando-o a trabalhar em uma fazenda onde o dono é extremamente anti-ético e persuasivo (Vírgula) chegando a enganar a personagem principal várias vezes, não lhe pagando o devido dinheiro. E quantas pessoas e famílias não passam exatamente pelo mesmo, ainda que não seja no sertão, mas se submetem a um encargo abusivo para manter seu próprio mantimento? (Reelabore essa construção) Quantas empresas e negócios também não têm se beneficiado dessas situações para obter mão-de-obra (Sem hífen) barata?  (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reelaboradas)

É mais que necessário, (Sem vírgula) uma reestruturação governamental para direcionar mais projetos e abrigos para a população carente, visar a implementação de instituições para ajudar na distribuição de cestas básicas que realmente contenham todos os elementos e quantidades necessárias para o sustento mínimo das famílias. É muito importante também que haja meios para que as famílias possam se reerguer socialmente, com oportunidades dignas de trabalho e uma severa regularização e fiscalização de abusos trabalhistas. Promover campanhas de reaproveitamento de alimentos que possam ser reusados reutilizados para fazer novos tipos de comida (como cascas de frutas que podem servir para bolos) também é deveras importante para conscientizar a população a cerca desse problema crescente no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) meio, para que cada vez menos tenhamos (Evite ideia de primeira pessoa) crianças indo para as escolas somente para comer a merenda e menos famílias desnutridas (Vírgula) e até mesmo, (Sem vírgula) moradores de rua, onde (Reveja pronomes relativos) os lixos são sua sobrevivência. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões desenvolvidas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto a abordagem está superficial. Delimite e articule os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200