A situação da fome no país apresentou melhoras a partir de 2004, no entanto nem todo mundo encontra-se se encontra nessa estatística (Relatório Luz da Agenda 2030). A fome consiste no consumo alimentar em quantidade inferior ao necessário para repor as necessidades energéticas, resultando em baixo desenvolvimento mental e crescimento nas crianças, anemia nas mulheres e dificuldade para ir à escola ou trabalhar. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a causa da fome não é a falta de comida e sim o desperdício de alimentos ocorrido durante a produção agrícola ou durante a preparação dos alimentos nas residências. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
O Brasil é conhecido importante mundialmente (Melhore a construção de sentido) na produção de carne e grãos. No entanto, 1/3 dessa produção é desperdiçada durante a colheita e processamento (Jornal Estadão, 2019). Além disso, 10% dos alimentos que chegam as residências são desperdiçados, pois a população não come comida requentada ou não sabe reaproveitar as cascas, sementes e folhas. Essa situação é ainda agravante para população de baixa renda e com baixa escolaridade, aumentando ainda mais a fome, mesmo que essas famílias ganhem cestas básicas de instituições sociais e dinheiro proveniente de Programas de Transferência de Renda como Bolsa Família. (Abordagem superficial das discussões)
Pessoas famintas não possuem disposição para estudar e por isso, (Sem vírgula) não conseguem trabalhos com boas remunerações, principalmente na era da informática, com a substituição de trabalhadores braçais por máquinas, com maior rendimento operacional (Reelabore essa ideia). Uma vez que esses indivíduos não possuem qualificação para operá-las, as empresas os demitem ou não oferecem empregos para jovens inexperientes. A baixa renda é uma das causas da fome no Brasil, pois a população não tem como pagar por alimentos de qualidade e em quantidade suficientes. (Reelabore as discussões apresentadas)
Diante do exposto, as Instituições Públicas deveriam propor programas de educação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, de forma interativa e com duração mais rápida, possibilitando empregos com remunerações mais altas. Além disso, deveria investir em tecnologias para evitar o desperdício de alimentos durante a colheita e beneficiamento dos produtos e ensinar sobre reaproveitamento dos alimentos. Todas essas medidas poderiam contribuir para acabar com a fome. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas. Delimite as ideias, pois isso evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |