A fome e a subnutrição - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 10/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um cenário de muita desigualdade no Brasil, acaba-se gerando diversos problemas, e entre eles está a fome e a subnutrição. Sua presença é um entrave no nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, liga-se a conflitualidade socialcujas social cujas consequências são sentidas em campos como: saúde, educação e direito. Combate-lá Combatê-la é, portanto, obrigação moral tanto do Estado quanto de diversos setores da sociedade civil organizada. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese)

Em uma primeira análise, vê-se que, (Sem vírgula) a má distribuição de renda, (Sem vírgula) está entre as causas do problema. No estado brasileiro, apenas, (Sem vírgula) os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional, contribuindo assim para com a intensificação do obstáculo. (Abordagem superficial das discussões)

Igualmente, destaca-se, (Sem vírgula) que, muitas das vezes, o governo e os cidadãos buscam apontar números e estatísticas como se essa prática em si contribuisse para resolução do impasse. Segundo a Unicef, a cada cinco minutos morre uma criança, (Sem vírgula) em nossa (Evite ideia de primeira pessoa) pátria. A maioria de doenças de fome (Reelabore essa ideia). Cerca de 280 a 290 por dia. O direito humano a alimentação está expresso nos artigos 6° da Constituição Federal, mas como todos sabemos (Evite ideia de primeira pessoa) leis apenas no papel não funcionam. (Reelabore as discussões apresentadas. Abordagem superficial)

Portanto, o governo, que tem como objetivo garantir a nossa segurança, saúde e educação, deve implantar mais investimentos no setor agropecuário, assim gerando aumento na produtividade nas pequenas fazendas familiares e ampliando a demanda de trabalho no campo, consequentemente aumentando o poder aquisitivo dos indivíduos e a sua capacidade de acesso a alimentação. Outras medidas devem ser tomadas, porém como considera Oscar Wilde (Dois pontos) "O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação". (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200