O Brasil tem fome de igualdade - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 10/08/2019

Status:

Corrigida
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Quando se fala de fome no Brasil parece difícil acreditar que nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país ainda sofre desse mal, afinal no início desse século o índice de emprego aumentou e muitas pessoas saíram da pobreza, mas segundo relatório da ONU ( Organização das Nações Unidas) (Vírgula) entre 2016 e 2018, ainda 2,5% da população sofre de desnutrição, ou seja (Vírgula) entorno de 5 milhões de pessoas, precisa-se urgentemente criar políticas que favoreçam o emprego no Brasil, além de facilitar o estudo para os brasileiros. (Reestruture as discussões e desenvolva as ideias de acordo com o que propõe o tema)

É uma questão lógica que, se o cidadão estiver empregado (Evite esse tipo de construção), não irá passar fome, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em junho de 2019, o índice de desemprego no Brasil era de 12%, quase 13 milhões de brasileiros, para melhorar esse número, precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) de leis que facilitem as contratações, como diminuir os impostos para os empregadores, sem retirar os benefícios dos empregados, uma outra alternativa é um desconto no imposto de renda, para as empresas que contratem pessoas em extrema pobreza, ou ex dependentes químicos, que normalmente são descartados em entrevistas e acabam passando fome. (Reveja o uso da pontuação. Reformule as ideias apresentadas, pois estão pouco relacionadas com o tema proposto)

Porém não basta empregar a população apenas, é necessário ainda dar estudo e capacitação ao brasileiro, o sistema atual de ensino superior permite apenas que se forme as classes média e alta (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação), com cursos caros e faculdades públicas que dificultam o estudante trabalhar, acaba que apenas os jovens com uma boa renda consigam  conseguem chegar ao fim da graduação, o indivíduo que trabalha para ter o que comer no final do mês, (Sem vírgula) acaba não tendo chances, com mais entidades públicas que ofereçam cursos à noite, e campanhas de incentivo ao estudo, mudaria esse quadro. (Reelabore as discussões apresentadas)

Assim, pode-se dizer que a fome no Brasil está ligada à desigualdade, visto que é diretamente proporcional ao desemprego e a falta de estudo, se agirmos (Evite ideia de primeira pessoa) para diminuir essa desigualdade, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) acabar com a fome, como disse Nelson Mandela (Dois pontos) "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", para um problema grande como esse, precisamos (Evite ideia de primeira pessoa) de soluções eficazes e inovadoras, só assim estaremos em um país desenvolvido e livre da fome. (Discussões superficiais. Reformule)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser desenvolvidas de acordo com a proposta do tema. Delimite e reestruture os argumentos. Desenvolva mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200