A realidade da fome no Brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 10/08/2019

Status:

Corrigida
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“O importante não é viver, mas viver bem”. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância, de modo que ultrapasse a da própria existência (Em caso da citação da ideia de outrem, uses aspas). Observa-se que nos dias de hoje, (Sem vírgula) a fome diminuiu consideravelmente no Brasil, o que não deixa de ser preocupante, mas o cenário mudou. Antigamente, a fome em sua maioria era causada por falta de suprimentos, ou seja, a quantidade de alimentos produzidos não era capaz de suprir tamanha fome. Já nos dias de hoje, a desigualdade social e desemprego são alguns dos principais problemas que desencadeiam a existência da fome no país. (Reestruture as discussões iniciais)

A realidade da maioria dos brasileiros de periferia é essa: desemprego e fome, uma coisa leva a outra (Evite esse tipo de construção), as pessoas que vivem em favelas, nos bairros e cidades mais pobres, e principalmente aqueles que vivem nas ruas, passam fome diariamente enquanto muitos que vivem nos bairros nobres têm comida de sobra em suas mesas (Abordagem superficial das ideias). Os ricos estão ficando cada vez mais ricos, e os pobres (Vírgula) por sua vez, estão ficando cada vez mais pobres, sem empregos e oportunidades. A questão é essa, a desigualdade é tão presente na sociedade brasileira, (Sem vírgula) que a cada dia mais pessoas estão ficando desempregadas e consequentemente sem sustento algum, não sendo capazes de colocar comida em suas mesas. Sendo assim, não estão vivendo bem, pois mal conseguem sobreviver. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite as ideias)

Uma solução viável seria o aumento das oportunidades de emprego, melhorias na educação e programas criados pelo governo que pudessem dar suporte e alimentos a essas pessoas que estão pelas ruas a pedir trocados ou um prato de comida, sendo muitas vezes, (Sem vírgula) idosos e crianças que não conseguem se sustentar sozinhos (Reestruture essa ideia). Em algumas cidades são organizados almoços e feiras que custam em torno de 1 real cada prato de comida, visando ajudar essas pessoas que passam fome todos os dias. Mas a maioria desses almoços e feiras são organizados por ONG’s ONGs (Desenvolva a sigla) particulares ou vizinhanças que se unem para ajudar uns aos outros, e não por programas do governo, como deveria ser feito. Se tirarmos (Evite ideia de primeira pessoa) essas pessoas das ruas e as colocarmos (Evite ideia de primeira pessoa) em abrigos temporários, fornecermos (Evite ideia de primeira pessoa) educação, oportunidades de empregos, saúde e alimentos a baixo ou a zero custo, teríamos (Evite ideia de primeira pessoa) como reduzir em grande escala o grande problema da fome no Brasil, aumentando a qualidade de vida de todas essas pessoas. Só assim, a população brasileira poderá não só viver, mas sim, viver bem. (Reelabore a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento dos argumentos está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200