Fome de viver - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 10/08/2019

Status:

Corrigida
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A fome no Brasil, (Sem vírgula) existiu no passado, existe no presente e existirá no futuro. Enquanto nada for mudado na desigualdade social. Muitos brasileiros terão como maior adversário a falta de alimentos. (Problemas na construção de sentido) Na cidade mais próspera do país São Paulo, muitas pessoas passam fome todos os dias, nos becos, vielas, favelas e ruas. Sem casa, roupa, banho, comida e remédios esses miseráveis se misturam a vida que a sociedade insiste  (Evite esse tipo de construção) em torná-los invisíveis. Pobre, nos grandes centros capitalistas nacional virou uma doença social que ninguém quer ver, ter ou pegar. (Reestruture as discussões inciais e formule a tese)

Não existe uma política de proteção social para que ninguém viva sem fome. Algumas pessoas generosas tentam ajudar fazem sopas e distribuem à noite aos moradores de rua. Mas, (Sem vírgula) é muito pouco é quase nada diante de suas reais necessidades de ter uma vida com no mínimo dignidade (Melhore a construção de sentido). E o governo nada faz. Nem abrigo, nem comida, nem banho, nem emprego, nem dignidade nem nada. Trata os necessitados com o maior desdém do mundo. (Evite esse tipo de construção. Reestruture as ideias apresentadas)

As cidades grandes já não cabem mais ninguém (Evite esse tipo de construção). É necessária uma mudança geral, (Sem vírgula) para esvaziar os grandes centros e povoar as cidades do interior que estão ficando vazias. Assim resolveria muitos problemas, como as favelas e a violência. A saída para fome está na distribuição justa da população e do progresso. Com oportunidades de emprego e moradia todos os forasteiros voltam pra casa. O Brasil é imenso! E nenhuma cidade brasileira deveria ter mais de um milhão de pessoas. (Reelabore as discussões apresentadas)

Diante do exposto, fica claro,  (Sem vírgula) que a fome existe e precisa ser extinta. Para isso é preciso investimento em conhecimento, para que a população crie seus próprios alimentos, incentivando a agricultura comunitária, criação de peixes em tanques, criação de aves e caprinos, assim eles teriam o leite também que é de excelente qualidade. A criação de centros comunitários autossustentáveis seria a solução efetiva para os necessitados e para o governo. Ninguém quer esmolas (Evite esse tipo de construção), todos querem oportunidades, (Sem vírgula) para que, (Sem vírgula) com suas próprias mãos mudarem seus destinos (Reestruture). Para isso, precisarão do governo para implantar um sistema de proteção social para seguir com fome de crescer e nunca mais de comer. Porque serão saciados.Fome só de viver. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais. Delimite os argumentos e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200