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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 08/08/2019

Status:

Corrigida
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“O importante não é viver, mas viver bem”. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância (Vírgula) de modo que ultrapassa a da própria existência (Em caso de citação da ideia de outrem, use aspas). Entretanto, no Brasil, essa não é uma realidade para milhões de famílias que vivem em condições de pobreza. Com isso, ao invés de agir para tentar aproximar a realidade descrita por Platão da vivenciada por estes indivíduos, a desigualdade social causada pela falta de terras cultiváveis e pela falta de empregos acabam contribuindo com a situação atual.

Primeiramente, é preciso olhar para as inúmeras famílias espalhadas pelo Brasil que dependem do trabalho rural para prover seu sustento ou complementar sua renda (Reelabore essa ideia). Famílias que não têm acesso a terras ou a terras produtivas (Reestruture), nem a direitos básicos como educação e saúde de qualidade. Muitas dependem de programas de complementação de renda (Vírgula) como o Bolsa Família (Vírgula) e mesmo assim não conseguem romper o ciclo de pobreza, pois não têm condições materiais de fazê-lo. Não conseguem competir com a produção agrícola das indústrias. Além disso, problemas como secas assolam diversas regiões do país, como vários estados do Nordeste. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reformule e desenvolva)

Ademais, nos espaços urbanos também ocorrem mecanismos de perpetuação da pobreza, uma vez que os empregos são escassos e, muitas vezes, em condições de precariedade. Famílias saem do interior para as cidades em busca de renda e não encontram sustento, o que as empurra para a informalidade e a mendicância (Evite esse tipo de construção). Para as famílias pobres, (Sem vírgula) o acesso à educação também é deficiente, gerando uma mão de obra pouco qualificada e com possibilidades restritas. Portanto, fica evidente que a fome não é uma questão de falta de produção de comida, mas de problemas graves e estruturais de acesso a alimentos saudáveis. (Não há progressão de ideias. Reformule as discussões)

Diante disso, Mandela (Apresente o primeiro nome) nos (Evite ideia de primeira pessoa) alerta que "lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça". Para combater a fome no Brasil, (Sem vírgula) é preciso de políticas públicas que promovam a geração de renda nas famílias. Isso pode ser atingido realizando a reforma agrária, redistribuindo terras e priorizando a agricultura familiar. Além disso, isenções fiscais podem ser criadas para microempreendedores e para fomentar indústrias em áreas estratégicas. Só assim os indivíduos não apenas viverão, mas viverão bem. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200