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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 07/08/2019

Status:

Corrigida
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“O importante não é viver, mas viver bem”. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância (Vírgula) de modo que ultrapassa a própria existência (Reelabore essa ideia). Entretanto, no Brasil, essa não é uma realidade para os indivíduos que passam fome que, diante dos desafios enfrentados para ter uma vida melhor, apenas vivem, não necessariamente bem. Desse modo, ao invés de tentar aproximar a realidade descrita por Platão da vivenciada por estes indivíduos, a família deles e a escola acabam contribuindo com a situação. (Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

É notório que no Brasil uma grande parte da população sofre com a desigualdade social, visto que as mães e os pais desse indivíduos que sofrem com isso (Evite esse tipo de construção) preferem que eles trabalhem para que não passem fome, na qual evitam que eles possam ir à escola, e como disse o Filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” (Observe que não há progressão de sentido. Reformule as ideias apresentadas). Sendo assim (Vírgula) esse problema acaba funcionado conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que um força maior atue sobre ele mudando-o de percurso, o que distância  distancia da realidade descrita por Platão. 

Além disso, a escola por muitas vezes não dialogarem com os alunos, por não se preocuparem tanto com sua formação, pois para muitos professores quem deve ter interesse é os alunos, já que eles não tem nada a perder, o que dificulta saber a situação que aluno está. (Problemas na construção de sentido) Vale lembrar que essas pessoas que passam fome, vai muitas vezes para escola sem se alimentar, o que faz com que não tenha a mente muito aberta para aprender os assuntos, por exemplo, que por meio desse problema não aprendam como consumir um alimento, o que poderia muito bem fazer com que eles não passem tanta fome assim. Em consequência disso, infelizmente essa é uma das causas pôr em média, 15 pessoas morrem de desnutrição por dia no Brasil. (Como as discussões apresentadas se relacionam? Reformule as ideias apresentadas)

Portanto, fica evidente a necessidade de uma tomada de medidas que mudem essas duas realidades (Melhore a construção de sentido). Assim seria interessante que a mídia, por meio de novelas, abordasse tal questão, buscando alertar as mães e os pais (Melhore a construção de sentido) a importância de colocarem os seus filhos na escola para que possam ter um futuro melhor, agindo assim conforme a força descrita por Newton mudando o percurso do problema. E (Vírgula) por fim, que o Ministério da Saúde, em parceria com o governo, possam fazer um projeto onde no qual todas essas pessoas que passam por essa desigualdade social, (Sem vírgula) venham ter um lugar onde se alimentar de graça, para poder evitar com que os jovens vá para a escola com fome e aprendam mais e que os pais possam trabalhar sem precisar da ajuda deles (Problemas na construção de sentido). Só assim as pessoas que são prejudicadas com essa desigualdade social não apenas viverão, mas viverão bem. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200