A falta de alimentos é problema que atinge um número elevado de cidadãos em todo o mundo, principalmente no Brasil, as causas dessa falta de alimentos são as mais variadas possíveis (Reelabore). Em algumas regiões, (Sem vírgula) as causas naturais agravam a situação, mas essencialmente a desigualdade é causada pelo próprio ser humano com sua riqueza desigual. Atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos e sociais, milhões de pessoas sofrem com este problema em nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
É importante ressaltar os problemas que contribuem com esse mal. Um deles é crescimento econômico, (Sem vírgula) insuficiente para acabar com a fome no Brasil, isso acontece, (Sem vírgula) pois a concentração de renda faz com que isso se perpetue a desigualdade social (Mehore a construção de sentido), que muitas vezes tem como conseqüência consequência a fome e a miséria. Além disso, deve-se destacar a instabilidade política, a má administração dos recursos públicos e a injusta estrutura fundiária, (Sem vírgula) que impossibilitam o acesso dos trabalhadores aos meios de produção e a concentram as terras as mãos de poucos. (Abordagem superficial das discussões)
As causa naturais, (Sem vírgula) como clima, desastres ambientais, pragas e inundações, são responsáveis por acentuar o problema da fone fome no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, apesar de não serem tão expressivas quanto a ação humana. Em fortaleza, 204.177 famílias seguem em situação de extrema pobreza, nas famílias extremamente pobres, a renda famílias mensal por pessoa (Melhore a construção de sentido) é de R$ 89,00 reais, em outras 39,728 famílias de fortaleza estão em situação de pobreza, neste caso a renda mensal por pessoa é de R$ 178,00 reais. (Reformule as discussões apresentadas)
As políticas de promoção da segurança alimentar devem se pensadas como parte de um projeto alternativo de desenvolvimento, (Sem vírgula) que tenha como eixo central a promoção de um crescente processo de inclusão social. O governo deve repensar em projetos sociais a curto prazo, reformulando antigas iniciativas, como a Fome Zero e o Bolsa Família (Vírgula) e pesar em outras maneiras de distribuição de renda. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |