- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 06/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é considerado o quinto país desigual (Melhore a construção de sentido) do mundo (Vírgula) de acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas)sendo a desigualdade parte constituinte de um problema gritante no Brasil, a diferença econômica. É de conhecimento geral que no regime capitalista os detentores dos meios de produção se tornam uma pequena parcela da população que é favorecida economicamente, enquanto o proletariado se torna uma massa de menor renda, como apresentando por Karl Marx. Todavia, isto se torna um problema quando a maior parte da população se encontra em uma situação financeira precária, como o que ocorre no Brasil. (Reestruture as discussões e formule a tese)

Vale-se citar que as diferenças salariais e de oportunidades de emprego muitas vez tem base em preconceitos raciais e de gênero (Vírgula) gerando uma baixa renda e desfavorecendo estas pessoas a vidas dignas (Reestruture essa ideia). No Brasil dados apresentam que a maior parte da população de baixa renda ou em situação de extrema carência é constituída por pessoas negras e transexuais que em conseqüência disto vivem em condições precárias, com menor – ou nenhum- acesso a saúde, alimentação de qualidade e educação. (Abordagem superficial das discussões apresentadas)

Diante disto, na situação de pobreza a fome se torna uma das conseqüências mais dolorosas desta desigualdade, sendo esta uma necessidade básica que entra em necessidade, os seres humanos tomam medidas drásticas na busca de sua saciedade e da sobrevivência, acarretando em delitos como roubo, violência e formas ilegais de obtenção de dinheiro, dado vez a mais problemas sociais e se tornando uma grande bola de neve. (Reveja e reestruture as discussões apresentadas)

Portanto, em prol da sociedade, o governo deve visar políticas que diminuam substancialmente os privilégios as oportunidades e as rendas, com leis mais assertivas quanto a igualdade social e um estimulo maior ao acesso a educação de qualidade para crianças crescidas em situação de miséria, dando maiores chances de empregos. Em conjunto disto, cabe a população estimular as campanhas que propiciem ajuda aos necessitados como a doação de alimentos e roupas, e mesmo as campanhas educacionais. (Reformule)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200