Fome : um retrato da desigualdade social no brasil - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 06/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Josué de Castro , pioneiro da abordagem da segurança alimentar moderna (Dois pontos) "A fome e a guerra não obedecem a qualquer lei natural , são criações humanas " .Hodiernamente , a fome e a desigualdade social é uma dura realidade brasileira que está submetida a uma imensa parcela da população que sobrevive ainda miseravelmente em um país de abundância de terra e de riquezas naturais. O fato, (Sem vírgula) é que o Brasil oculta um dos seus grandes problemas , que é a desigualdade social , resultantes de um dos quadros atuais , que é a fome, afetando dessa forma tantas regiões brasileiras como norte e nordeste. Dentro da região nordestina existe o semiárido , que tem cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados e residem nessa região cerca de 25milhoes 25 milhões de pessoas aproximadamente. E em 1877 - 1879 mais de 500 mil pessoas morreram de fome no semiárido, e , 1915 - 1917 na grande seca morreram mais de 100 mil nordestinos , e segundo pesquisas do IBGE , 24.000 pessoas morrem de fome por dia, ou seja, aproximadamente 9 milhões por ano (Melhore a construção de sentido). São estatísticas que devem ser avaliadas e apresentadas para a população brasileira, essas extensões denunciam as injustiças sociais, (Sem vírgula) e a crise econômica que o país sofre. Portanto, é mister que o estado tome providências para amenizar o quadro atual., de acordo com a análise de Josué de castro ,a questão da fome trata-se da má distribuição das riquezas e dos produtos, e não da escassez em termos quantitativos. Nesse sentido, ele demonstra como os processos de colonização e dependência econômica estão diretamente ligados à geração de pobreza e miséria extrema no mundo. Partindo da análise, é necessário que o país esteja em desenvolvimento, gerando mais empregos e acessibilidade de renda (Melhore a construção de sentido) para as regiões mais pobres do país. Por meio de verbas governamentais é necessário investir em campanhas publicitárias que detalhem a situação atual , (Sem vírgula) e os leve a conscientização e o agir humanitário diante dessas regiões. Somente assim, (Sem vírgula) o Brasil passará a minimizar a fome e a desigualdade.

Comentários do corretor


Reelabore, delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200