- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 06/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos direito a alimentação e ao bem-estar social. Conquanto, o retratado da fome atual no Brasil impossibilita uma parcela da população brasileira desfrute desses direitos universais (Problemas na construção de sentido). Nessa perspectiva, esse desafio deve ser superado para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeiro lugar, o combate a fome é um fator essencial para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente,seria racional acreditar que o Brasil possui uma maneira eficiente de combater a fome, (Sem vírgula) por ocupar o oitavo lugar no ranking da economia mundial. Contudo, a realidade é o oposto e o contraste disso é refletido na situação atual das famílias brasileiras consideradas de extrema pobreza. Segundo o site G1, a desigualdade social tem como consequência a fome. Diante do exposto, verifica-se que a desigualdade social (Vírgula) ou seja, a baixa renda ou a sua ausência dela (Problemas na construção de sentido) é a principal causa da fome, e não a escassez ou a falta de alimentos. (Reestruture e delimite as discussões)

Fazer-se mister, (Sem vírgula) salientar a questão constitucional e a sua aplicação como um dos principais impulsionadores do problema. De acordo com o escritor irlandês Oscar Wilde,a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Diante de tal contexto, nota-se que o estado (Vírgula) como promotor do bem comum, não demonstra insatisfação em relação a situação atual da população da carente (Problemas na construção de sentido), por não investir em programas sociais realmente efetivos que ajudem a reduzir e combater a fome no Brasil. (Abordagem superficial. Articule mais as ideias)

Portanto, soluções consideráveis e eficazes devem ser tomadas para o problema em questão. Uma plausível solução seria: o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) instituir programas sociais, (Sem vírgula) que incluam membros maiores de 18 anos de famílias de extrema pobreza em vagas de empregos com empresas filiadas ao programa social, com objetivo de, (Sem vírgula) reduzir a desigualdade social por renda, e facilitar a essas famílias o acesso a alimentação, afim a fim de que esse tecido social se desprenda da fome, (Sem vírgula) e não viva na realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão (Discussão não desenvolvida). Dessa forma o Brasil poderá superar o problema. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200