Muito se tem discutido recentemente, acerca da fome, (Melhore a construção de sentido) um problema social que persiste por consequência de má gestão com o dinheiro público, contribuindo assim, (Sem vírgula) para o acréscimo de pessoas desempregadas. (Reelabore as discussões iniciais. Elabore a tese)
Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro disse que é "uma grande mentira" que pessoas passem fome no Brasil. Sendo que os registros da prefeitura constam que em Fortaleza, pelo menos, 204.177 famílias seguem em situação de extrema pobreza. (Desenvolvimento superficial)
Convém frisar, (Sem vírgula) que o Brasil é um país extremamente rico em agricultura, a maior parte dos produtores trabalha com a exportação de alimentos, caracterizando a má distribuição de renda. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, medidas precisam ser impostas para minimizar esse problema. O governo deve repensar projetos sociais a curto prazo, reformulando antigas iniciativas como o Fome Zero e o Bolsa Família. E a sociedade deve se solidarizar, por meio de campanhas de doações, em parceria com a mídia e as ONGSs (Desenvolva a sigla). Só assim, acabaremos (Evite ideia de primeira pessoa) com esse problema que mata pessoas diariamente. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas ao longo do texto, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |