Quem tem fome tem pressa - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 06/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Falar que no Brasil grande parte da população não passa fome é mentira (Melhore a construção de sentido). Quem recebe um salário mínimo por mês passa fome sim. Não dá para uma pessoa ganhar 998,00 e comer com dignidade. Nem se esse dinheiro fosse só para comer daria. Esse dinheiro é para viver! Pagar todas as despesas mensais e se alimentar. Uma pessoa, imagina uma família. O valor do salário mínimo é muito pouco. Entra governo e sai governo e ninguém resolve essa politica salarial indigna para o trabalhador de baixa renda. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

A vida  (Marca de oralidade) muito cara no país, energia, gás, água, transporte e principalmente comida. A pessoa vai no mercado comprar o básico, com cinquenta reais e não traz nada. A carestia voltou. Por que que filho de pobre está sempre com fome? Porque são malnutridos, alimentação pobre em nutrientes, (Ponto final) A escola tem que ajudar dando uma alimentação rica em nutrientes. Quando eles estão com fome, não tem nada para merendar, nada, aí bebem água e vão dormir. (Reelabore as discussões apresentadas)

As consequências disso, (Sem vírgula) são crianças doentes, com sérios atrasos físicos e mental, com dificuldade na aprendizagem, esses problemas poderiam ser resolvidos com uma alimentação correta. É preciso um olhar mais profissional para a população de baixa renda, instruindo as famílias para o valor da alimentação correta. A nutrição correta tem que ser um direito de todos. (Reelabore as discussões apresentadas)

O governo não pode negligenciar a alimentação do seu povo. Deve fazer uma lei para que o assalariado de baixa renda tenha o direito de ter uma refeição nutritiva no trabalho. E nas escolas públicas todos os alunos também tenham uma merenda nutritiva. Centros comunitários, escolas e hospitais devem orientar as pessoas para a importância de uma alimentação equilibrada. Essa desigualdade se combate com humanidade, é só querer (Evite esse tipo de construção). Alimentar melhor quem não tem, não é despesa! É investimento em uma população mais saudável e mais feliz. Comida ainda é mais barata que remédios. Quem tem fome tem pressa. Esse país só vai pra frente quando comer o necessário for um direito e um dever de todos. (Reelabore)
 

Comentários do corretor


Reveja e reestruture as discussões apresentadas. Delimite e desenvolva de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200