- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 05/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Darwin, a luta pelo alimento para a manutenção da vida é um mecanismo de seleção natural. Essa visão, embora correta em âmbito selvagem, não é efetivada no hodierno cenário brasileiro, visto que, (Sem vírgula) a organização social contemporânea define a qualidade, distribuição e acesso ao alimento. Tal problema, (Sem vírgula) ocorre não só por desigualdade social, mas também por negligência governamental .Desse modo, a fome é explícita tanto quanto a dor de quem a sente (Evite esse tipo de construção), para garantir o cumprimento dos direitos humanos (Problemas na construção de sentido), devemos (Evite ideia de primeira pessoa) edulcorar a problemática. (Reelabore as discussões iniciais)

A priori, é imperioso destacar que o Brasil saiu do mapa da fome da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014, entretanto, atualmente, segundo análises, mais de 13 milhões de pessoas passam fome no Brasil. No documentário " Histórias da fome no Brasil" é retratado o cotidiano de inúmeras famílias brasileiras que ficam cara a cara com a fome e sentem na pele o desleixo governamental. Exemplo disso é o alto índice de desnutrição que chega a 15% da população brasileira, a concentração dessas pessoas está em áreas pobres do país. (Melhore a construção de sentido)

Outrossim, é imperativo pontuar que a situação de miséria da população brasileira fica mais acentuada pela crise empregatícia, visto que mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados. Portanto, a interrupção das ofertas de emprego interferem diretamente na vida de cidadãos, em sua maioria, sem ensino superior, justamente por suas condições financeiras. A desigualdade social aumenta ainda mais em âmbito estudantil, já que 41% dos brasileiros abandonam a escola, e portanto, diminuem suas chances de um bom emprego futuro, o que pode desencadear a pobreza extrema ou até mesmo a fome. (Reestruture as discussões apresentadas)

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater a desigualdade social e fome no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação incentivar um plano de carreira desde a base escolar, para que seja criada uma maior perspectiva de futuro no mundo empregatício, almejando o menor número possível de desempregados e como consequência a diminuição da pobreza e desigualdade. Portanto, cabe aos Ministérios da Agricultura, Cidadania (?) realizar o trabalho conjunto favorecendo a agricultura familiar como fonte de renda e de provisões pessoais,visando a autonomia no trabalho. Desse modo, deve ser feito investimentos no Ministério da saúde para que ofereça consultas médicas e medicamentos em áreas de extrema pobreza, visando um avanço contra a desnutrição .Tais medidas visam combater a fome juntamente com a desigualdade de forma precisa e democrática. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Evidencie aspectos pertinentes ao tema. Relacione mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200