O Brasil e sua agricultura - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 04/08/2019

Status:

Corrigida
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A desigualdade pode ser entendida por aquilo que não é igual, ou pela falta de proporção entre as coisas comparadas (Reelabore essa ideia). Ela pode se manifestar em diversas situações como, por exemplo: oportunidades de trabalho, gênero, convívio social, e, desumanamente, fome. isso mesmo, vontade de comer! (Evite esse tipo de construção) É inconcebível que em um país como o Brasil, de solo fértil, terras agricultáveis e de tecnologias agrícolas desenvolvidas, ainda seja assolado pelo flagelo da fome. (Reestruture as discussões iniciais e elabore a tese)

Conforme dados da ONU (Desenvolva a sigla), o Brasil deixou de figurar no "mapa da fome", desde 2014, porém, o país deixou de evoluir, está estagnado nesse quesito (Reformule essa ideia). A distribuição de renda ajudou o país a melhorar esse quadro, mas ele ainda é existente com ocorrências mais acentuadas na região Nordeste, seguida da região Norte, e o fato de não serem vistas pessoas com aparência esquelética transitando pelas ruas não quer dizer que o infortúnio da fome não exista. Sabe-se que a produção agrícola brasileira é suficiente para alimentar a população, inclusive o país atua como exportador nessa área, o que deve-se ajustar são as deficiências locais na gestão de políticas de distribuição e acesso aos alimentos de forma mais igualitária. Ademais, o aumento do desemprego aliado à má distribuição de renda e a uma política fiscal injusta são fatores que geram redução da renda familiar e crescimento da pobreza. (Delimite as discussões apresentadas)

É importante destacar que o direito à alimentação está insculpido na Carta Magna de 1988, ou seja, assegurados a todos. Nesse sentido, as políticas públicas devem objetivar a redução das diferenças sociais e tratar os menos favorecidos, isto é, aqueles que se encontram em situação de menor poder aquisitivo, de forma mais benéfica, visando uma menor desigualdade coletiva. Por esse ângulo, cabe salientar o fomento da agricultura familiar (produção de alimentos para sobrevivência do agricultor, sua família e comunidade local), que, em consonância com dados do Governo Federal, produz cerca de 70% do total de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e ajudam na subsistência do pequeno produtor rural. (Reestruture as discussões apresentadas)

Diante do exposto, para que o Brasil avance nessa agenda de combate à fome, se faz faz-se  necessária a participação de todos os setores da sociedade, de forma uníssona, como exemplo do cidadão comum, que evita o desperdício de alimentos, até a colaboração da iniciativa privada em parceria com o Governo (Vírgula) implementando políticas públicas de segurança alimentar e agricultura sustentável para o progresso da nação. (Reestruture as discussões e elabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200