- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 04/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Consoante o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um "corpo biológico", o qual, para ser equitativo e harmônico, necessita das partes que o constitui. Dessa forma, no Brasil, pode-se notar uma irregularidade nesse funcionamento, posto que a fome, inerente a desigualdade social, assola o país, seja por ineficiência do Estado, seja pela deficiência na distribuição de alimentos . Nesse sentido, convém analisar os subterfúgios que impedem a problemática de ser solucionada.

Em primeira análise, cabe salientar que a imperícia do Estado está entre as causas do problema. Segundo o contrato social proposto pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, o governo deve assegurar o bem-estar de todos os cidadãos. No entanto, quando se observa dados como o apresentado pelo médico Flávio Valente, o qual mostra que em média 36 milhões de brasileiros não sabem quando terão a próxima refeição (Problemas na construção de sentido). Sendo assim, é evidente a insuficiência do Estado no que tange a realização de políticas públicas para minimizar a questão da fome no Brasil, o que corrobora para a persistência da problemática, configurando-se em um desrespeito a esses 36 milhões de brasileiros, algo que urge ser transposto do tecido social do país. (Delimite as ideias apresentadas)

Outrossim, vale ressaltar que o déficit na distribuição de alimentos impulsiona o problema. De acordo com a teoria malthusiana proposta no século XVIII, a população crescia em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, no limite, isso acarretaria uma drástica escassez de alimentos e, como consequência, a fome. Contudo, após as revoluções no campo, como a Revolução Verde, houve uma modernização na agricultura (Vírgula) e hoje, (Sem vírgula) a produção global de alimentos é suficiente para alimentar as 7 bilhões de pessoas no mundo. Porém, os alimentos não chegam a uma considerável parcela da população e no Brasil não é diferente, e isso se deve a construção da estrutura social que é extremamente desigual. Assim, as populações pobres têm recursos financeiros muito reduzidos (algumas vivem com menos de 2 dólares por dia), o que limita a compra de alimentos para consumo, impulsionando os casos de fome. (Delimite as discussões)

É indubitável, portanto, que há entraves que dificultam a resolução do problema, sendo necessário medidas para solucioná-lo. Nesse sentido, cabe ao Governo, em parceria com o Poder Legislativo, estabelecer uma lei que determine uma porcentagem da arrecadação dos impostos para a compra e distribuição de cestas básicas para as populações mais pobres, sobretudo as rurais, as mais acometidas pela fome, para que assim mais pessoas tenham acesso aos alimentos e saibam quando terão a próxima refeição. Além de que, (Sem vírgula) o Governo deve abrir mais restaurantes populares (Vírgula) a fim de levar alimentação para mais pessoas com um custo baixo. Somente assim, (Sem vírgula) manteremos (Evite ideia de primeira pessoa) o corpo biológico funcionando perfeitamente. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200