Fome em meio a desigualdade - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 03/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com a Constituição Federal brasileira, promulgada em 1948, é garantido a todos individuo o direito à liberdade, à alimentação e à igualdade perante todos. No Brasil, entretanto, a fome retrata uma desigualdade enorme entre muitas pessoas, no qual levanta o surgimento de uma novo problema social em nosso (Evite deia de primeira pessoa) meio. Sob esse viés, convém analisar e perceber as principais causas, consequências e possíveis soluções a essa barreira. (Discussões pertinentes, mas precisam ser reestruturadas e mais articuladas)

É notório pontuar,de início, o como a fome é um problema passado, observado desde o século XVIII com a escravidão, no qual escravos eram mantidos na miséria e na fome , que no entanto é observado até os dias atuais (Reelabore essa ideia). A falta de distribuição de alimentos e a falta de trabalho são as principais causas de desse fato, que levam a milhares de pessoas a viverem na decadência todos os anos em nossa nação. É inaceitável, (Sem vírgula) que a população não se mova contra esse mal, deixando a situação congestionar em vez de colaborar na doação de alimentos que é tão dispensado por todos. (Reestruture as discussões. Articule os argumentos)

 

 

 

 

Ressalta-se, também, notícias do portal de informação G1, (Sem vírgula) que mostram o como o número de pessoas em situação de rua aumentaram nos últimos anos. Esse entre outros pontos como a desnutrição e à falta de recursos básicos, (Sem vírgula) são uma das principais consequências da desigualdade no Brasil, que em maioria dos casos a fome é presente de forma devastadora, com relatos de muitas mortes por ano referente a esse fato. É inadmissível, nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, dito signatário dos direitos humanos, não se mova a frente de malefício, usando de todos tributos pago pela população para uma distribuição de alimentos a essas vítimas. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

 

 

 

 

Então, para que os direitos de todos sejam reivindicados, e que a fome tome outro rumo, autoridades devem se mobilizar de forma mais eficaz a essa problemática. As ONGs (Desenvolva a sigla), portanto, deve junto ao governo desenvolver projetos comunitários socioeducativos à fome, por meio de arrecadação de alimentos de todas as comunidades para uma ajuda imediata a esses necessitados, com ressalva na desigualdade da distribuição de alimento para uma ação do Estado sobre esse ponto crucial. Espera-se, com isso , que o índice de fome  diminua, e que a desigualdade seja apenas conhecida (Vírgula) mas não praticada. (Reelabore a proposta de intervenção)

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200