Fome no Brasil? - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 03/08/2019

Status:

Corrigida
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A questão da fome é algo que voltou a ser bastante discutido no Brasil (Reelabore essa ideia), principalmente,  (Sem vírgula) após a fala polêmica do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou: “Passar fome no Brasil é uma grande mentira”. Essa frase foi considerada apática por muitos, além de ter revelado a falta de conhecimento do presidente em relação a situação no país. É preciso que se discutam maneiras de combater esse grave problema, além de fazer com que a população saiba da realidade. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

Primeiramente, é preciso compreender que aproximadamente 5,2 milhões de pessoas passam fome no Brasil, de acordo com o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018”, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esse número representa cerca de 2,5% da população brasileira e é considerado relativamente pequeno por algumas pessoas, mas só quem passa por seus sintomas, como cansaço, tontura e fraqueza, sabe da gravidade que é o problema da fome. (Abordagem superficial do tema)

A fome e a negação sobre sua existência são o retrato da desinformação e da desigualdade social no Brasil; (Vírgula) enquanto a maioria das pessoas de classe média e alta não sabem do problema por não serem afetadas por ele, já que conseguem ter fácil acesso aos alimentos, muitas por serem pobres não possuem condições financeiras para comprar ou produzir alimentos, o que revela uma forte desigualdade e diferença na concentração de renda entre as classes sociais da sociedade brasileira. (Reelabore as ideias apresentadas)

Dessa forma, pode-se concluir que medidas como a criação e ampliação de restaurantes populares nos centros urbanos seja uma forma de facilitar a alimentação daqueles que não possuem acesso direto aos alimentos; (Ponto final) Além disso, a criação de empregos é fundamental para que muitos consigam ter acesso aos alimentos básicos. Por fim, a sociedade deve estar informada sobre a realidade no Brasil e isso deve ser feito através dos grandes veículos de comunicação (TV, jornal, rádio e internet), procurando atingir o maior número de pessoas possível, a fim de pressionarem os políticos para que essas medidas sejam efetivamente cumpridas. (Proposta superficial)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas, pois o desenvolvimento está superficial. Articule as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200