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Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 03/08/2019

Status:

Corrigida
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Em meados do século passado, o romancista austríaco Stefan Zweig mudou-se para o Rio de Janeiro devido à perseguição nazista na Europa. Bem recebido e impressionado com o potencial da nova casa, Zweig escreveu um livro cujo título é até hoje repetido: “Brasil, país do futuro”. Entretanto, quando se observa a questão da fome no Brasil, percebe-se que a célebre profecia do escritor não saiu do papel, pois governo e indivíduo negligenciam tal imbróglio. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro, além de analisar as consequências de tais atitudes. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Em primeiro plano, cabe ressaltar que tais circunstâncias devem-se a persistência de valores inconstitucionais. Acerca desse tópico, o filósofo alemão Karl Marx ,na obra “O Capital” afirma que "o governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia, propiciando o proletariado a desigualdade social”. Sob tal concepção, é indubitável que a negligência governamental disseminada no Brasil hodierno constitui um dos principais empecilhos no combate a fome no país , pois enquanto o Estado insiste no fato de não existir fome ligada à desigualdade social na nação, parte da população de baixa renda vive neste aspecto, pois a condição financeira desse contingente populacional não os permite o acesso à alimentação necessária para a sua sobrevivência. Dessa forma, tal conciliação e condenação do combate a fome persiste intrinsecamente enraizada, sendo necessário medidas que revertam tal conjuntura. (Abordagem superficial das discussões)

Além da negligência governamental, vale mencionar o individualismo pós-moderno como impulsionador do problema. A título de ilustração, Zygmunt Bauman – sociólogo polonês da contemporaneidade -desenvolveu o conceito de “Modernidade Líquida” ,  (Sem vírgula) que explica a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Desse modo, a sociedade burguesa brasileira, ao estar imersa nesse panorama líquido, acaba por perpetuar a exclusão e dificultar o acesso da população mais pobre a alimentação necessária , (Sem vírgula) por causa da redução do olhar sobre o bem-estar dos menos favorecidos. Em vista disso, os desafios para o combate da à fome na pátria estão presentes na estruturação desigual e opressora da coletividade, bem como em seu viés individualista, diminuindo as oportunidades sociais e empregatícias desse contingente demográfico. (Delimite as discussões)

Destarte, depreende-se que raízes governamentais e individualistas potencializam atos inconstitucionais no Brasil. Sendo assim, é necessário que o governo, em parceria com o Ministério da Educação, financie campanhas de doações nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre os professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, (Sem vírgula) deve ser o diagnóstico das carências do grupo social mais necessitado e, (Sem vírgula) erradicação da fome destes. Com essas medidas, a citação de Zweig deixará de ser utópica e representará um lema brasileiro conhecido mundialmente. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto elas precisam ser reelaboradas e delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200