Inimigos do prato cheio - Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 03/08/2019

Status:

Corrigida
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O cortiço de Aluízio Azevedo é uma obra que além de cômica remete as desigualdades sociais no Brasil vividas no tempo do Império (Reestruture). A imagem da face dualística entre o cortiço, pobre, e a corte farta, o é (Reelabore essa construção). Assim como no livro da época, hoje, o Brasil possui maior desigualdade, é ainda maior o retrato da fome, provenientes do sistema econômico capitalista e também da ambição megalomaníaca do homem, que independe dos sistemas econômicos, exceto o capitalismo, que o é ambiciosoor ambicioso em essência. (Reelabore as discussões iniciais)

Na Europa do século XVI foram tomadas algumas medidas pelos reis para alavancar a economia, como o mercantilismo, onde no qual os países acumulavam metais e pedras preciosas. Pode-se dizer que foi a primeira fase do Capitalismo segundo o filósofo e sociólogo Karl Marx. O objetivo era o domínio e o poder através do desenvolvimento do capital. E embora os reis possuissem o banquete, a população já morria de fome. Com o tempo o mercantilismo desenvolveu na Inglaterra (Vírgula) o que ficou conhecido como a segunda revolução industrial (Vírgula) e é justamente nela que pode-se perceber a pior face do capitalismo, pois mesmo com a coroa e os industriais anglo por transbordar lucros, a população estava também ainda a padecer de fome. (Como as discussões se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

E com a evolução extraordinária e massiva do sistema capital por intermédio das segundas e terceiras revoluções industriais e técnico-científica, então, "chegou o cavaleiro amarelo da fome do sexto capítulo do Apocalipse", pois nos dias hodiernos (Evite expressões clichês) o que pode-se observar é a imensa multidão a mendigar e pedir comida pelos estados do Brasil e sofrer e falecer de fome. Evidente que a maior culpa do problema da fome é o capitalismo, porque é uma máquina que concentra toda a riqueza do país nas mãos de poucos e por isso a supremacia humilde fica sem poder de investir e sem poder de comprar inclusive a própria comida. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule as ideias)

Por outro lado e outrossim, convicto de que a ideologia inglesa que se espalhou pelos países, causou o colapso da dignidade da pessoa humana, pode-se deixar conspícuo, ao não se limitar a esse fato, que a ambicão megalomaníaca do homem é outro fator preponderante para tantas barrigas vazias e verdadeiros óbtos por inanição, dado que o mal do sistema dos ideais de Adam Smith pode-se encontrar até mesmo nas práticas do sistema comunista. Por exemplo, a Venezuela que possui mais de 70 por cento da população na extrema miséria e todos os dias morrem uma grande quantidade de crianças com fome, consequências da ambição e autoritarismo de um homem, o atual presidente Nicolás Maduro. As nações até se reuniram para conceder ajuda humanitária, mas foi negado aos caminhões repletos de comida ultrapassarem a fronteira para não ferir a supremacia do ego humano, destarte no Brasil o faminto também não consegue transpassar as fronteiras impostas pela ambição política que oprime, ambições industriais que exploram e empresariais que sonegam bilhões ao governo. Ou seja, nem todo socialismo ou comunismo gera fome, depende do seu representante, mas com certeza todo capitalismo gera, pois sua finalidade é acumular o lucro nas mão de poucos, contudo a ambição humana é idescutivelmente  a raíz dos males e seus ramos são capitalismo. (Não compreende a estrutura do texto)

Portanto (Vírgula) visto que o capitalismo que se espalhou pelo mundo é a base da desigualdade social e que além disso a ambição desinfreada desenfreada do homem pelo poder são as fontes pelas quais levam os individuos até a falecer de fome, é preciso inibir a ideologia individualista pregada pelo capitalismo e frear o poder presente nos sistemas político-economicos socialistas. Isso ocorre por meio da manifestação dos cidadãos pelos seus direitos, a criar e requerir pelos seus representantes, as leis necessárias que possam aniquilar a tenebrosa força das trevas da fome. Além disso (Vírgula) pode-se cobrar os impostos sonegados de tantas empresas  pelo Ministério da Fazenda e redistribuir esse recurso para o povo como medidas urgentes, afinal, fome não é brincadeira, fome mata (Evite esse tipo de construção). Outro modo é estimular a educação (Vírgula) pois a criança educada de hoje é o cidadão bem alimentado de amanhã. (Reelabore a proposta de intervenção)

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200