- Banco de redações


Fome: um retrato da desigualdade social no Brasil

Enviada em: 03/08/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição de 1988-norma de maior hierarquia no sistema judiciário brasileiro- assegura (Vírgula) a todos, os direitos fundamentais à dignidade humana. Entretanto, a persistência da fome no Brasil demonstra que parte da população ainda não experimenta esse direito na prática. Isso deve-se se deve, sobretudo, à negação da existência do problema e aos contingenciamentos realizados pelo governo. Logo, medidas para resolver a questão da fome no país são necessárias. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeiro plano, a fome no Brasil é reflexo de abismos sociais negados insistentemente pela sociedade. Segundo Bertholt Brecht, (Dois pontos) "Para quem tem uma boa condição social, falar de comida é coisa baixa. É compreensível: eles já comeram", (Ponto final) Essa afirmação assume contornos específicos no país, já que boa parte da população, incluindo o presidente, por ter uma boa posição social e não passar por situação análoga insiste em fazer desse grupo sujeitos invisíveis, vendo a questão da fome como algo superado. Evidentemente, essa visão limitada provoca o agravamento da situação, pois se existe a crença de que as pessoas não passam fome, não há necessidade de reivindicações (Vírgula) e tampouco ações por parte do Estado. (Reelabore as discussões apresentadas)

Outrossim, de acordo com Thomas Malthus em sua teoria (Qual?), a população mundial iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta, sua teoria não se confirmou e, hoje, a produção de alimentos é muito maior que o necessário para alimentar a todos. Todavia, uma parcela dos brasileiros, devido à desigualdade social, não tem condições suficientes para se alimentar, sendo necessário projetos sociais, como o "Fome Zero", para complementar a renda. Contudo, os cortes realizados pelo Governo Federal dificultam a implementação dessas políticas públicas-que visam atender pessoas em situação de extrema pobreza- e, consequentemente, aumenta a quantidade de indivíduos em estado de subnutrição e fome. 

Logo, é nítido que diversos fatores perpetuam a questão da fome no Brasil. Cabe ao Governo Federal em conjunto com o Ministério da Economia mudar os focos dos contingenciamentos para áreas que não interfiram nas políticas assistenciais, cortando gastos políticos desnecessários. Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos junto a mídia-já que é uma grande influenciadora de opiniões- deve promover comerciais e campanhas engajadas na temática. Afim A fim de que a sociedade torne-se se torne consciente acerca dos problemas do país e os indivíduos saiam da condição de invisibilidade e fome em que vivem (Vírgula) e ganhem uma identidade dentro do país, só assim se alcançará o pleno estado de direito no Brasil. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do texto. Delimite as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200