"É preferível morrer pelo fogo, em combate, a morrer em casa, pela fome", disse Fidel Castro, revolucionário que liderou a Revolução Cubana, movimento anticapitalista ocorrido em Cuba, que passava por uma crise na qual um dos seus grandes efeitos foi a atenuação da desigualdade social e da consequente falta de alimentos para a alimentação dos indivíduos das classes sociais mais baixas, as quais foram uns dos motivos para a revolução em questão. (Delimite as discussões e apresente a tese)
A desigualdade social e carência das classes baixas faz parte do contexto social não só de Cuba, mas de toda a América Latina desde a chegada e ocupação dos colonizadores em sua terra. No Brasil é característico a fome como grande mazela social e a inércia do Estado em relação ao combate a fome, que é notável desde o fracasso do Fome Zero, programa federal criado em 2003 para o enfrentamento da fome e miséria no país. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reformule)
Outrossim, 2,5% dos brasileiros ou 5,2 milhões pessoas passaram fome no ano de 2017 (Apresente a fonte do dado apresentado). O país corre risco de ser reinserido no Mapa da Fome da ONU (Desenvolva a sigla) , do qual saiu em 2014. (Abordagem superficial do tema)
Portanto, a fome traz à tona a desigualdade na qual a sociedade brasileira está inserida, o que torna urgente, por parte do Governo Federal, a implementação e aprimoramento de políticas públicas que combatam à fome e a organização de campanhas que visam a conscientização da sociedade em relação a esse problema, para garantir que seja cumprido o que está escrito no artigo 6° da Constituição Federal: o direito que o cidadão tem à alimentação. (Reelabore)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |