reforma da previdência: uma solução ou um problema - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sistemas análogos ao sistema atual previdenciário surgiram a partir de 1988, beneficiado principalmente setores mais importantes do império , (Sem vírgula) como, por exemplo, os funcionários da imprensa e da alfândega. Nesse sentido, percebe-se que uma camada detentora dos cargos mais altos (Vírgula) e consequentemente mais rica (Vírgula) detém os privilégios da previdência em relação as pessoas pobres e trabalhadoras ao longo da história, porém isso tem que ser modificado com uma reforma da previdência, mas da forma como esta foi apresentada no congresso pode causar problemas. Nesse contexto, para reforma da previdência ser uma solução é necessário acabar com o déficit previdenciário sem causar consequências as camadas mais necessitadas. 

Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla) houve uma queda na fecundidade e aumento na expectativa de vida. Nessa lógica, é nítido que há menos nascimentos e consequentemente menos crianças e mais idosos, pois a expectativa de vida aumentou e a fecundidade diminuiu (Vírgula) e por conseguinte no futuro haverá menos contribuidores ativos do que inativos (Vírgula) contribuindo, assim, para o déficit na previdência, uma vez que haverá menos arrecadação e mais distribuição de recursos para a seguridade social, então se faz faz-se necessário uma reforma para contornar e superar esse déficit para que assim seja garantida sempre a seguridade social garantida pela Constituição Federal. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Além disso, de acordo com Denise Gentil, professora da UFRJ (Desenvolva a sigla), especializada em previdência, a reforma da previdência se for aprovada pode prejudicar muito o trabalhador (Vírgula) e principalmente o homem do campo .Nessa perspectiva, é necessário que a reforma da previdência não dificulte as regras de aposentadoria para trabalhadores rurais que necessita do benefício pela profissão que é desgastante e não pode se estendida para maior tempo de contribuição. Nesse sentido, é inaceitável que a reforma da previdência seja aprovada como está, pois prejudicará as camadas mais pobres. (Delimite as discussões)

Portanto, é mister que o Governo Federal- ramo do Estado responsável pela administração do país de acordo com a constituição federal - crie a reforma retirando privilégios das classes mais altas com a taxação mais elevada de contribuição para a previdência de políticos entre outros, por meio da aprovação da reforma da previdência (Vírgula) a fim de que acabe com o déficit da previdência social. Ademais, é necessário que o governo cobre as dívidas bilionárias de empresas que devem o INSS (Desenvolva a sigla) e com esse dinheiro em caixa mantenha como está a aposentadoria do trabalhador rural e do professor. (Reestruture a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200