- Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A previdência social trata-se de um seguro público, coletivo e compulsório que é sustentando pelo recolhimento de alíquotas das empresas e dos trabalhadores públicos ou privados. No Brasil o sistema previdenciário é solidário, ou seja, o trabalhador ativo “paga” o benefício do aposentado, sendo que o trabalhador hoje ativo será custeado pelas próximas gerações. Devido a esse sistema, com o aumento da população idosa, a arrecadação tornou-se menor que os pagamentos gerando um déficit previdenciário. (Apresente a tese)

Com essa sinalização de déficit fica claro para o governo federal a necessidade de uma reforma previdenciária. Aliás (Vírgula) essa reforma está clara há algum tempo, os governos anteriores citaram a necessidade dela e outros até mesmo não conseguiram efetuá-la pois trata-se de ajuste financeiro (Problemas na construção de sentido). Segundo site tesouro transparente (Vírgula) o gasto com a previdência no Brasil é o mais alto comparado com educação, segurança e outros, diz valores em torno de 500 bilhões anuais frente a 116 bilhões gastos com educação (Reelabore essa construção). A situação econômica brasileira está crítica, segundo dados de diversos economistas desde 2014 o crescimento deixou de ocorrer e foi quando o país entrou em crise econômica (Problemas na construção de sentido). Com tudo isso, ocorreram desempregos e falências, mesmo assim muitos postos foram fechados antes mesmo de entrar em falência. Com a entrada do novo governo veio a missão de arrumar a “casa” (Vírgula) e a reforma da previdência é uma delas. Esta reforma engloba o aumento da idade do trabalhar e tempo de contribuição, um valor máximo estabelecido para todos, um sistema de capitalização onde no qual não haverá mais esse negócio do jovem pagar a aposentadoria dos mais velhos (Evite esse tipo de construção), alterações no pagamento de pensões entre outros detalhes. (Delimite os argumentos)

Podemos (Evite ideia de primeira pessoa) comparar a situação econômica brasileira a de uma família que possui uma renda de dez mil por mês, porém gasta treze mil somente com aluguel, é uma conta que nunca fecha (Como assim?), faz-se necessário diminuir os gastos. Mas a reforma previdenciária se encontra debaixo de muitas críticas pois é necessário sacrifício de todos e nem todos estão dispostos a colaborar pois pensam em si próprios e não no ajuste financeiro do país (Essa discussão precisa ser abordada ao longo do texto). Devemos (Evite ideia de primeira pessoa) observar com cautela as críticas e verificar a idoneidade das informações (Vírgula) pois em meio a tudo isso temos (Evite ideia de primeira pessoa) que lidar com as falsas informações para enganar o próprio povo, sendo importante observar também o comportamento do mercado financeiro e a opinião dos países no exterior levando em consideração de fatos positivos que ocorreram logo após a sua primeira aprovação (Vírgula) tornando o Brasil um país mais confiável para investimentos, melhorando os índices na bolsa e baixando o valor do dólar. Não é preciso ser especialista para perceber que com reforma da previdência aprovada o país volta a ter crescimento. A reforma é um sacrifício necessário. (Não compreende a estrutura do texto)
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Delimite e articule mais as ideias apresentadas, pois isso evitará discussões superficiais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200