- Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 25/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em meio ao aumento alarmante do desemprego e o índice de idosos que tende a ultrapassar o número de jovens, acarretando uma diminuição nas contribuições previdenciárias, a reforma da previdência surge, então, com o intuito de equilibrar as contas públicas, reduzindo gastos. Mas ela permeia um debate onde  no qual de um lado é uma iniciativa importante e do outro é prejudicial. Nesse sentido, é possível destacar pontos positivos e negativos da reforma (Apresente exemplos e retome-os ao longo do texto).

Em primeiro lugar, vale ressaltar quais são os seus aspectos positivos e essenciais. Visando buscar uma igualdade nos pagamentos das contribuições, (Sem vírgula) foram propostas medidas para balancear os pagamentos direcionados à previdência, logo, (Sem vírgula) os que recebem um salário maior contribuirão mais e aqueles que recebem menos contribuirão de acordo com esse rendimento. Além disso, a idade mínima para se aposentar por idade vai se alterar periodicamente, conforme pesquisa do IBGE (Desenvolva a sigla), não se mantendo em 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. No entanto, há aspectos que vão prejudicar grande parcela da população se forem aprovados. (Abordagem superficial das discussões apresentadas. Reelabore as ideias)

Não obstante, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) dizer que possivelmente haverá um aumento da pobreza a médio e longo prazo. A redução de 60% nos valores das pensões e auxílios afetará 30 milhões de brasileiros que dependem desses benefícios para sua sobrevivência e de suas famílias. Logo, é fundamental que deputados e senadores proponham mudanças no texto base que concedam 100% dos valores de pensões para famílias carentes e sem outra renda, para que os que dependem dos auxílios não atinjam a linha da pobreza. Ademais, muitos autônomos, desempregados, trabalhadores informais e idosos acima de 50 anos que estão desempregados não conseguirão completar a contribuição mínima de 20 anos de carteira assinada para, assim, se aposentarem. (Desenvolvimento superficial. Reelabore as discussões apresentadas)

Fica evidente, portanto, que a reforma previdenciária é de suma importância, apresentando aspectos positivos, mas faz-se necessário uma melhoria nos aspectos negativos, especificamente no período mínimo de contribuição à previdência (Essas discussões precisam estar mais "claras" no texto0. Cabe ao poder público sancionar propostas que possibilitem, de acordo com cada caso, que o cidadão se aposente antes da idade mínima obtendo benefícios menores (Vírgula) ou possa se aposentar depois, (Sem vírgula) com benefícios maiores e dessa forma dificultar que a população carente seja extremamente prejudicada com a nova reforma. (Reelabore)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem das discussões está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200