Uma reforma justa é a solução - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 24/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil, como vários países da Europa, registra quedas nas taxas de natalidade e fecundidade (Redundância), e ao mesmo tempo, (Sem vírgula) apresenta aumentos na expectativa de vida da população. Esses fatos modificam a estrutura etária e em um curto espaço de tempo, (Sem vírgula) o número de idosos pode superar o de jovens. Tal situação, somada com o déficit da previdência que vem se agravando com a crise econômica, preocupa o governo que em contra partida contrapartida(Sem vírgula) sugere como solução uma reforma previdenciária. No entanto, essa medida passa a ser um problema, pois propõe uma idade mínima e prevê um valor insuficiente para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Em primeiro lugar, cabe pontuar que estabelecer uma idade mínima é uma injustiça. Embora o Brasil tenha apresentado um aumento considerável em sua esperança de vida, chegando a atingir os 76 anos em 2018, esse resultado representa apenas uma média de todo o país, visto que existem diversas variações entre os brasileiros, influenciados pelos diferentes aspectos geográficos, econômicos e sociais encontrados dentro do território nacional. De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla), enquanto o Rio Grande do Sul registra uma expectativa de 75 anos, outros lugares, como o Alagoas, não atingem os 68 anos. Nesse sentido, com a nova reforma, algumas pessoas não chegarão a idade de se aposentar ou usufruirão muito pouco da aposentadoria.

Em segundo lugar, vale salientar que o valor proposto para o BPC não será suficiente para suprir as necessidades de um beneficiário (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (Vírgula) nº 8.742, para que um cidadão tenha direito ao benefício, a renda per capta de sua família precisa ser inferior a um salário mínimo vigente. Seguindo essa afirmação, é racional acreditar que as pessoas que vivem em uma realidade como essa, (Sem vírgula) têm dificuldades de pagar as contas básicas com moradia, alimentação e saúde (Essa ideia contradiz o que foi abordado no período anterior). Desse modo, o salário mínimo que elas recebem pela lei é mais do que justo, mas se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019 for aprovada, o valor diminuirá para R$ 400,00 até os 70 anos e deixará muitos indivíduos na miséria.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Congresso Nacional não deve aprovar a PEC, no entanto, o Governo Federal precisa elaborar uma nova proposta que considere as diferentes expectativas de vida dos estados, o que será feito através de uma análise completa dos dados e estatísticas referentes à longevidade em diversas cidades. Além disso, é de extrema importância realizar pesquisas entre os beneficiários do BPC, com objetivo de desenvolver um valor que seja proporcional às necessidades dos indivíduos. Com isso, será possível diminuir o rombo da Previdência Social, sem causar injustiças. (Proposta superficial)


 

Comentários do corretor


As discussões abordadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200