Uma reforma sem efeito - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 24/07/2019

Status:

Corrigida
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Mais uma vez sofremos (Evite ideia de primeira pessoa) os transtornos de uma nova reforma da previdência social. A pergunta que não quer calar é, (Dois pontos) será que realmente vale a pena? (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Sabemos que nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país precisa de mudanças para se estabilizar e crescer (Vírgula) e esperamos (Evite primeira pessoa) que essa reforma ajude a população. Mas há muitos pontos que devemos (Evite ideia de primeira pessoa) observar antes de declarar qualquer posição. (Reelabore as discussões)

O país está envelhecendo rapidamente e a taxa de natalidade diminuiu bastante, esse é um dos motivos da reforma da previdência. (Não compreende a estrutura do texto)

Mesmo tendo, aparentemente, boas intenções para essa reforma e acabando com privilégios, que pelas regras propostas, (Sem vírgula) quem ganha mais deve contribuir mais com o sistema de aposentadorias. Há um grande porém que não podemos (Evite ideia de primeira pessoa) descartar. O fato de que essa nova reforma dificultou bastante a aposentaria de todos (Vírgula) já que a proposta do governo de aposentadoria por idade (65 anos) é muito alta e próxima da média de expectativa de vida de algumas pessoas. Como atualmente o nível de desemprego e de trabalhadores aumentou, fica mais difícil para essas pessoas, mais pobres, conseguirem se aposentar com um tempo de contribuição maior (de 20 anos), sem falar do fato das mulheres, que por conta da dupla jornada, passam muito tempo no mercado informal, ou até precisam parar de trabalhar por alguns anos para cuidar dos filhos. Tem também a proposta que prevê que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado à idosos que não têm direito à previdência ou com deficiência, seja de apenas 400 reais entre 60 e 69 anos, e somente com 70 anos o idoso receberia um salário mínimo. Isso com certeza deixaria milhares de idosos na miséria, pois aqueles que recebem o benefício não têm condições de se sustentar sem o BPC. Isso tudo é um grande problema se pararmos (Evite ideia de primeira pessoa) para pensar. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões apresentadas)

Sabemos que já era difícil antes, agora com certeza ficou mais. (Não compreende a estrutura do texto)

Acredito que pode-se melhorar sem prejudicar os trabalhadores que se esforçam tanto para se manter. (Não compreende a estrutura do texto)

Há muitos meios que o governo pode utilizar para se adequar a essa nova faze  fase do Brasil. Como (Vírgula) por exemplo, cortar gastos desnecessários (Quais?), diminuir salários muito altos (como de deputados, veradores etc.), cobrar dívidas previdenciárias de grandes empresas e impedir a desvinculação de receitas destinadas a programas sociais e previdenciários. (Proposta superficial)

Como podemos ver, muito pode-se fazer sem prejudicar os trabalhadores. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a proposta do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200