A reforma da providencia e o retrocesso - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 23/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os direitos trabalhistas trazidos por Vargas, (Sem vírgula) agora se vêem vê em retrocesso com a reforma da providencia previdência.A reforma da providencia é uma proposta governamental que visa mudanças drásticas na legislação previdenciária brasileira, com o intuito de diminuir um déficit econômico do país. Esta reforma, entre tanto entretanto, afeta diretamente a vida de brasileiros de baixa renda que dependem dos benefícios para sua sobrevivência,apesar de sua contribuição substancial para a economia. (Reestrure as discussões iniciais, pois elas estão superficiais)

Inicialmente vale citar, (Sem vírgula) que como apresentado pela professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Denise Gentil, o novo cálculo da média salarial para o valor da aposentadoria, - que antes constava com a média de 80% dos três maiores salários de contribuição - agora calcularia-se a média de todos os salários do indivíduo, mesmo a dos primeiros empregos, baixando consideravelmente o valor da aposentadoria da pessoa idosa que carece de gastos com saúde, entre outras despesas exorbitantes em prol do bem estar. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Além disso, a reforma da providencia ainda provem  (? )o aumento do tempo de contribuição do trabalhador para o recebimento do beneficio e o aumento dos prazos mínimos para homens e mulheres (Problemas na construção de sentido)– agora sendo 62 para mulheres, (Sem vírgula) e 65 para homens-. Considerando-se que pouquíssimos indivíduos conseguirão se manter no mercado de trabalho após os 50 anos, tais condições se tornam absurdas, na atualidade, pouquíssimos empregadores manterão tais funcionários e as políticas pouco asseguram empregos a estas pessoas. 

Por fim, conclui-se que as reformas do novo governo apenas apresentam retrocesso às políticas trabalhistas e aos direitos sociais do indivíduos. Apesar de se apresentar como uma possível solução para o déficit econômico do país, as novas políticas apenas contribuem para a pobreza e diminuição da qualidade de vida da população, em prol disto o governo deve visar a diminuição dos benefícios aos de mais posses com políticas mais qualitativas que dêem deem prioridade as massas de baixa renda e a priorização de custos, buscando economia nos quesitos superficiais e nos salários exorbitantes de membros do congresso em favor das necessidades do povo e do país. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas ao longo do desenvolvimento do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200