- Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 23/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade retrata muito bem a Reforma da Previdência Social, tal que ela insere uma pedra no caminho do brasileiro, pois as medidas da Reforma definem que o tempo de contribuição das pessoas passará a aumentar e a remuneração irá diminuir. Contudo o governo deve mudar sua ideia sobre tal, pois o povo deve ser beneficiado e não prejudicado. (Reestruture e articule mais as ideias iniciais)

Em princípio o governo usa como argumento para implementação dessa reforma um déficit, que de acordo com eles continuará a crescer se as regras atuais de concessão do benefício permanecerem. Todavia (Vírgula) para o Presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Vilson Antonio Romero Romério, não há déficit, pelo contrário (Vírgula) o total de recursos que a união arrecada é superior aos gastos. Em 2015 sobraram mais de 65 bilhões de reais que têm sido usados para o pagamento da dívida pública. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Além disso, de acordo com o site BBC o gasto da Previdência é de 730 bilhões distribuídos pelos 40 milhões de cidadãos. No entanto (Vírgula) desses 40 milhões de pessoas (Vírgula) 39 milhões recebem 520 bilhões e teremos (Evite ideia de primeira pessoa) um milhão de habitantes recebendo 210 bilhões, sendo esses últimos juízes e senadores públicos. Com isso podemos (Evite ideia de primeira pessoa) perceber que a elite está recebendo muito e a reforma deve ser feita nessa desigualdade. (Discussões pertinentes, porém o desenvolvimento está superficial)

Portanto (Vírgula) os governantes através da Receita Federal de reformular com calma reforma da Previdência (Problemas na construção de sentido), pois ela ainda não está em déficit (Vírgula) deixando mais severa para os 1 milhão de habitantes privilegiados, com isso a desigualdade diminuiria e acabaria tirado essa pedra no caminho do povo brasileiro. (Reformule e elabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200