REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 22/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Previdência descrita na Constituição de 1988, (Sem vírgula) incluí pontos importantes para a garantia da proteção social. Em 1991, os benefícios levaram em conta a correção monetária. Já em 1998, não seria mais considerado o tempo de serviço do trabalhador, e sim o de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Na contemporaneidade, o governo propõe que ocorra a Reforma da Previdência, o que pode gerar o aumento da pobreza no país (Desenvolva mais essa ideia)

Primordialmente, reforma apresentada exige que o trabalhador rural, (Sem vírgula) trabalhe 20 anos, e as aposentadorias rurais foram mecanismos usados para diminuir a pobreza, dizem especialistas. É uma situação que certamente vai gerar uma exclusão previdenciária muito grande. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Portanto, é mister que o Governo tome providências para melhorar o quadro atual. O governo deve propor uma reforma que não exclua os mais pobres. Para que todos urge (Problemas na construção de sentido) que o governo faça reforma por meio de uma votação na Câmara dos Deputados. Para que então, (Sem vírgula) a pobreza não aumente (Vírgula)e sim, (Sem vírgula) diminua.  (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto estão limitadas. Por isso, elabore um projeto de texto, pois isso evitará lacunas  e garantirá a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200