Reforma da Previdência: Um mal necessário - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 22/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, atualmente, pode-se elucidar tanto aspectos positivos quanto negativos a respeito de uma Reforma da Previdência. Se por um lado é inconcussa a veemente necessidade de equilibrar-se as contas públicas do país, por outro, deve-se levar em consideração os efeitos e impactos sociais que a reforma trará. (As discussões iniciais precisam ser mais articuladas)

Segundo dados oficiais do governo, em 2018, os gastos públicos relacionados a saúde estavam na casa dos R$100 Bilhões, enquanto os dispêndios jungidos a previdência ultrapassaram o patamar dos R$700 Bilhões. Mudanças e reformas na legislação previdenciária vigente se fazem necessárias, dado o caráter deficitário do atual sistema previdenciário que representa um rombo nas contas públicas. (Discussão pertinente, no entanto precisa ser mais articulada)

Não obstante, alterações no sistema previdenciário que têm como objetivo a diminuição de gastos são dotadas de um ônus de caráter social. O acesso a determinados benefícios se torna mais difícil, de forma que as classes sociais que dispõem de menos recursos financeiros são mais vulneráveis, isto é, são impactadas mais significativamente. (Reestruture e articule mais as discussões)

Nesse sentido, convém lembrar que o atual sistema previdenciário brasileiro é dotado de um caráter social; corresponde a um programa de seguridade social (Melhore a construção de sentido). Para o professor, historiador e jornalista Marco Antonio Villa, a reforma da previdência faz-se urgente e promissora por seus aspectos econômicos, desde que o novo modelo previdenciário não aja em detrimento das camadas mais pobres da população. (Abordagem superficial das discussões)

É preciso, portanto, de uma reforma da previdência que satisfaça as necessidades econômicas do Brasil e que não seja austera com a população mais pobre. Assim, cabe a sociedade, mídia e instituições brasileiras fiscalizem o processo de aprovação de uma reforma previdenciária, de maneira a exercerem pressão sobre o governo e garantirem que a previdência mantenha sua função social eficiente e eficaz. (Articule mais a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200