O Brasil está quebrado: culpa do pobre ou do rico? - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 20/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Mexer na aposentadoria dos brasileiros não é uma medida atual. Segundo o jornal Nexo, das três reformas do sistema Previdenciário até 2016, duas foram no sentido de cortar benefícios. O quadro em que se encontra a Previdência Social atualmente é preocupante, pois o Brasil está economicamente despreparado para os altos custos da aposentadoria de quem contribui com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Há muitas discussões sobre uma solução rápida que, dado o exposto, se remete a nova Reforma. Portanto, a dúvida, de que essa ideia pode ser problemática, (Sem viírgula) não é repensada, já que, com um contexto muito inteligente, o governo bloqueia o verdadeiro problema socioeconômico do país. (Reestruture as discussões iniciais)

Com a aprovação da Câmara de Deputados, as novas leis da Previdência Social, apesar de amenizar o fator da desigualdade salarial, ainda prejudica a população. Com direito à aposentadoria, baseado também em tempo de contribuição, a idade mínima aumentará gradativamente seis meses a cada ano, a partir de 2019. Dessa forma, levando em consideração a expectativa de vida dos idosos ser de até 76 anos, de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), o sistema os acorrentou para viver praticamente escravo da Previdência que, daqui a 20 anos, terá essa idade mínima para se aposentar. (Articule mais as ideias apresentadas)

Por outro lado, visando o salário já alto de Deputados e Senadores, eles ainda recebem auxílio do CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar) que beiram o absurdo. Na América Latina, o Brasil é o país que possui parlamentares mais bem pagos do planeta, onde, no ranking elaborado pela revista The Economist, ocupa a quinta colocação. Cortar verbas de pobres, escolas, hospitais e outros serviços públicos está na mira do governo, porém nada se resolve pagando salários de ouro para seus empregados. (Esse argumento precisa estar mais relacionado com o que foi apresentado ao longo do texto)

Contudo, para economizar dinheiro através das mãos de quem realmente não precisa, primeiro devemos (Evite ideia de primeira pessoa) retirar gastos supérfluos do próprio Parlamento. Complementar com incentivo a criticidade sobre o tema na mídia, realizando campanhas informativas e fiscalizando fortemente o desvio do dinheiro público. Assim, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) reverter facilmente o problema que a Reforma oculta: a exploração do pobre. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto as ideias precisam ser mais articuladas ao longo do desenvolvimento do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200