Sim ou Não? - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 18/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Aos cidadãos brasileiros cabe alçar a voz e falar ao país o que realmente acham desta injusta reforma (Evite esse tipo de construção). Só a opinião nacional pode cumprir o papel de acolher ou repudiar essa aspiração. Não existe outra soberania mais soberana que a do povo, unidos. Para isso é preciso apelar como homens livres e essencialmente subordinados aos interesses da pátria. Sem convulsionar a sociedade, (Sem vírgula) é dever esclarecer letra por letra o novo regime de previdência. Pois, (Sem vírgula) nas entre linhas entrelinhas está sendo construída num regime de ficções e corrupção com a compra aberta de votos. Isso com o dinheiro público, que é de todos, perpetuando a miséria dos pobres e nutrindo os privilégios dos militares das forças armadas, magistrados e políticos. Se mexe com a vida da nação, discutir é o dever de todos. (Reelabore e desenvolva as discussões iniciais de acordo com a proposta do texto dissertativo-argumentativo. Apresente a tese)

O governo não pode de forma autoritária e corrupta num conluio com deputados vendidos claramente, (Sem vírgula) fazer uma seletiva mudança anti povo. Se eles esquecem que foram eleitos para representar o interesse da sociedade e promover justiça social, o povo não esquecerá quem os esmagam sem dó nem piedade (Evite construções clichês). O povo é soberano!  (Evite esse tipo de construção)Tem que ser respeitado, essa reforma trará caos ao país. O pobre deste país já é penalizado de mais com a negligência política. Agora, trabalhar mais, ganhar menos, trará consequências mais sérias, como a fome, a doença, a falta de assistência médica e a miséria. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões)
 
O Brasil está feio, frio, fraco e fedorento. (Evite esse tipo de construção) No Hino Nacional brasileiro está escrito em uma de suas estrofes, (Brasil dos filhos deste solo és mãe) O poeta não fala que o Brasil só é mãe dos privilegiados da reforma, mas, sim de todos!  (Reformule essa ideia) No Hino e na constituição nacional, (Sem vírgula) diz que todos são iguais, mas é nítido que é só no texto mesmo, na prática cotidiana de governança tudo é desconcerto. O despotismo não pode governar essa nação. É preciso lutar se preciso for com todas as garras para que essa reforma não tire de ninguém nem direitos nem deveres. (Como essa discussão se relaciona com o tema proposto? Reestruture)

Diante do exposto, fica evidente que esse governo e seus aliados, (Sem vírgula) estão fazendo essa reforma tão de pressa, (Sem vírgula) que suas almas estão ficando para trás (Evite esse tipo de construção). Não é possível que eles tenham condições de dormir, depois de consagrar essa reforma, que transformará para sempre e para pior a futura vida do jovem trabalhador brasileiro. Não é realmente estranho a ideia de começar a trabalhar aos 8 anos de idade como diz o presidente. Quem sabe, se nunca ficar desempregado nem parar de contribuir, aos 48 anos terá o sagrado direito de se aposentar e quem sabe enfim começar a viver a vida. Quem sabe cuidar da saúde e até quem sabe tentar ser feliz e grato. O governo deveria fazer como se faz nas doações de órgãos humanos. Perguntar quem quer se aposentar nessas novas regras? Ai, o trabalhador colocaria na carteira de trabalho. Sim ou não. Logo, por livre vontade todos escolhiam sua sina. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Delimite e articule os argumentos para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     370


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200