É evidente que, (Sem vírgula) o povo brasileiro está insatisfeito com a nova reforma da previdência social. Seja pelo prolongamento da aposentadoria que é o problema em destaque ou demais fatores. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)
Através da plataforma "Aposentrômetro", calculadora elaborada pelo Dieese, as pessoas conseguem ver o quanto falta para se aposentaraposentar aposentar, embora os resultados não sejam o esperado (Reelabore essa ideia). O aeroportuário Benedito, de 64 anos (Vírgula) se sente indignado. (Dois pontos) "Eu já tenho 30 anos de contribuição e, com a nova regra, vou me aposentar só daqui a 5 anos e só com 80% do meu piso. Para me aposentar integralmente, (Sem vírgula) seriam mais 9 anos. A reforma é injusta"(site Brasil atual) (Problemas na construção de sentido). Ou seja (Vírgula) a idade e o tempo de contribuição foram ajustados, sendo que, (Sem vírgula) precisa-se pagar mais para conseguir 100% da aposentadoria.( Salário mínimo R$ 998). (Reelabore as discussões apresentadas)
Logo, muitos pontos devem ser analisados pelo Governo Federal, como a inclusão de estados e municípios na reforma, visando saber a condição financeira destes e ter-se ter uma base de cálculos, garantindo o direito da parte carente da população. (Reformule e elabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Delimite e desenvolva mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |