- Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 18/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

    É evidente que, (Sem vírgula) o povo brasileiro está insatisfeito com a nova reforma da previdência social. Seja pelo prolongamento da aposentadoria que é o problema em destaque ou demais fatores. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)

      Através da plataforma "Aposentrômetro", calculadora elaborada pelo Dieese, as pessoas conseguem ver o quanto falta para se aposentaraposentar aposentar, embora os resultados não sejam o esperado (Reelabore essa ideia). O aeroportuário Benedito, de 64 anos (Vírgula) se sente indignado. (Dois pontos) "Eu já tenho 30 anos de contribuição e, com a nova regra, vou me aposentar só daqui a 5 anos e só com 80% do meu piso. Para me aposentar integralmente, (Sem vírgula) seriam mais 9 anos. A reforma é injusta"(site Brasil atual) (Problemas na construção de sentido). Ou seja (Vírgula) a idade e o tempo de contribuição foram ajustados, sendo que, (Sem vírgula) precisa-se pagar mais para conseguir 100% da aposentadoria.( Salário mínimo R$ 998). (Reelabore as discussões apresentadas)

      Logo, muitos pontos devem ser analisados pelo Governo Federal, como a inclusão de estados e municípios na reforma, visando saber a condição financeira destes e ter-se ter uma base de cálculos, garantindo o direito da parte carente da população. (Reformule e elabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Delimite e desenvolva mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200