Reforma injusta - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 17/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Enquanto a alguns é legitimado o direito de manter todos os direitos (Problemas na construção de sentido). Como para os magistrados, políticos e os militares das Forças Armadas. Como consequência, é negado o quase todos os direitos de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas. Com o discurso que é para combater o privilégio, faltou ao governo dizer quem são os privilegiados. Professores sendo massacrados, retirando os pobres o BPC (Desenvolva a sigla), que é um benefício para quem tem algum tipo de invalidez, ou as pessoas com mais de 65 anos que recebem do governo um milionário salário mínimo por mês, sem direito a décimo, e quando morrer não deixa para herdeiros. Isso é reforma? Isso é a multiplicação da desigualdade social. (Problemas na construção de sentido. Reformule as ideias e apresente a tese)

As filhas dos militares das Forças Armadas, magistrados e políticos já nascem aposentados. E com os miseráveis salários dos pais integrais. Basta não casar nunca! Essa é a lei!  (Evite esse tipo de construção no texto) A atriz Maitê Proença, (Sem vírgula) era amigada com um rico diretor da Globo, trabalhava como atriz e ganhava de quebra a pensão do pai. Como ela, existem muitas filhinhas do papai assim. E continuarão. Porque essa reforma não tira privilégio, ela aumenta a desigualdade em um país. E como a não menos injusta reforma trabalhista, e a legalização da terceirização, os direitos dos trabalhadores brasileiros vão se esvaindo e juntos com eles, (Sem vírgula) os sonhos, a dignidade e a qualidade de uma vida sem tantos arrochos. (Construções clichês. Reelabore e articule mais os argumentos apresentados)

Se essa reforma é tão boa para o país por que os realmente privilegiados não entraram nela? Essa reforma é excelente para o governo que não garante mais o futuro dos trabalhadores, nem pensão por morte dos pobres será integral, nem aposentadoria por invalidez, aumentaram o tempo de contribuição e a idade. Só não tiraram o direito dos já aposentados porque não podem. Essa reforma como está é muito cruel, injusta e desumana. Ela não criará um emprego só aumentará a injustiça social. (Evite esse tipo de construção. Reelabore as ideias e delimite os argumentos)

Um governo justo não tira dos pobres para dá aos ricos. São os trabalhadores mais pobres que produz todas as riquezas deste país. Todos esses privilegiados e seus herdeiros vitalícios, (Sem vírgula) são pagos com o dinheiro público, (Sem vírgula) que todos os trabalhadores bancam. É justo uma pessoa que nunca contribuiu para a previdência já nascer aposentada com um alto salário? Essa reforma do jeito que está sendo feita, (Sem vírgula) só aumenta o privilégio de quem já tem, e aumenta a miséria dos que nada têm. É uma reforma que vai acabar com a previdência social. Ela não deve ser aceita. O povo deve ir às ruas lutar por seus direitos. Nem menos, nem mais direitos iguais. (Reelabore a proposta de intervenção)










 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, pois a abordagem está supeficial. Elabore um projeto de texto, pois isso ajudará no desenvolvimento das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200