Reforma da Previdência: uma solução para retomada da economia e redução das desigualdades sociais - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 17/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pela primeira vez na história, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas - ONU, o número de idosos no mundo é maior que o número de crianças, são cerca de 705 milhões de idosos acima dos 65 anos contra 680 milhões de crianças entre 0 e 4 anos. Ainda, a expectativa de vida gira em torno dos 72 anos. Isso mostra o quão preocupante é situação atual, pois o declínio e envelhecimento da população resulta na redução da força de trabalho, e por conseguinte na diminuição da produtividade econômica. No Brasil a situação não é diferente, além desses problemas o país ainda enfrenta uma grave crise econômica, e um dos meios para retomada da economia e resolução dos problemas de envelhecimento é a reforma da previdência, que já foi adotadas em diversos países.

O atual sistema previdenciário do Brasil apresenta um déficit que gira em torno de 290 bilhões, segundo dados do Tesouro Nacional. Este tornou-se insustentável, a cada ano a dívida aumenta e com atual crise enfrentada, o Brasil tornou-se um país mal visto pelos investidores, por não acreditaram que na atual situação, (Sem vírgula) o país tenha condição de arcar com suas dívidas, soma-se a isso, ainda perdeu o selo de bom pagador (Problemas na construção de sentido). O mercado espera por um sinal positivo do país e um dos pilares para retomada da confiança está em reformas, sendo uma delas a reforma da previdência. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reestruture e desenvolva mais os argumentos)

Além disso, o atual sistema previdenciário privilegia algumas classes, a saber, (Dois pontos) militares, servidores públicos e políticos que são minoria e podem vir a receber o benefício maior que o teto do INSS (Desenvolva a sigla), além de se aposentarem mais cedo, enquanto a maior parte da população, que atua no setor privado ou de forma autônoma, não tem os mesmos direitos. Com uma reforma bem estruturada tais desigualdades podem vir a ser sanadas, tratando todos de forma igual, e os diferentes cargos na medida de suas atribuições. (As ideias precisam ser mais articuladas)

Em virtude dos fatos mencionados, fica evidente a necessidade de uma reforma, que como exposto trará não só benefícios econômicos (Vírgula) mas também redução da desigualdade social (Há uma contradição ante ao que foi apresentado ao longo do texto). Assim sendo, cabe ao Ministério da Economia propor uma reforma que atenda a todos de forma a garantir a dignidade da pessoa humana, além de promover juntamente com a imprensa campanhas que informem a população de forma clara, (Sem vírgula) os benefícios de uma reforma da previdência. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto, de modo a evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200