Reforma necessária - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 17/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida da população brasileira vem crescendo ano após ano. Esse aumento pode ser ligado principalmente às melhorias na saúde e no saneamento básico. O envelhecimento da população traz muitas preocupações (Apresente no texto), destacando-se a questão da aposentadoria. Nesse contexto, surge a polêmica e discussão sobre a Reforma da Previdência.

A economia do Brasil está encerrando em déficit há vários anos e um dos principais fatores que contribuem para isso é o dinheiro gasto com as aposentadorias. O Governo enfrenta o grave problema de gastar mais do que arrecada e isso traz um enorme prejuízo ao país, se nada for feito o Brasil ficará cada vez mais endividado, já que o número de idosos tende apenas a crescer. Por isso, é fundamental que seja feita sim uma Reforma da Previdência para tentar reverter parte desse quadro. (Desenvolva mais o argumento apresentado. Apresente dados)

Embora a Reforma da Previdência possa ser uma solução, a situação não é tão simples quanto parece, não é fácil planejar uma mudança tão grande, principalmente pois afetará a vida de milhões de brasileiros. Além disso, existem muitas dúvidas em relação aos prejuízos que a Reforma causará aos trabalhadores, ou seja, o que era para ser uma solução para o país acabou se tornando um problema, já que está provocando várias críticas e desconfianças por parte do povo, que não quer nenhum direito retirado pelo Governo. (Quais problemas são esses? Essa ideia precisa ser desenvolvida)

Pode-se concluir que a Reforma da Previdência precisa ser feita, mas deve ser realizada de forma justa, ou seja, sem prejudicar o trabalhador (Essa discussão não está evidente no texto). Além disso, os interesses políticos não devem ser colocados acima do real objetivo da Reforma, que é a melhora da economia do país e consequentemente a possibilidade de maiores investimentos em saúde, educação, segurança, etc (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida ao longo do texto). A Reforma precisa ser melhor explicada para a população com uma linguagem clara e de fácil entendimento, isso pode ser feito através dos principais veículos de comunicação (televisão, jornal, internet, rádio, etc). É preciso também que as pessoas procurem se informar, questionar, reclamar e entender o processo, já que é algo que afetará profundamente a vida de todos. (Reestruture a proposta)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200