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Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 15/07/2019

Status:

Corrigida
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Um tema mais do que controverso vem sendo alvo de várias discussões (Vírgula) inclusive em papos informais entre a família: a reforma da previdência . As dúvidas são será que a reforma é de fato necessária e de que forma ela deve ser feita (Problemas na construção de sentido). Afinal, a reforma é problema ou solução? (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Formule a tese)

É um fato que o país está envelhecendo e que o déficit orçamentário vem aumento devido aos gastos com a previdência social (Reelabore essa ideia). Por isso uma atitude deve ser tomada; (Vírgula) porque não dá pra para continuar como está (Vírgula) pois segundo alguns estudos, (Sem vírgula) a previdência pode tomar até 100% do orçamento daqui a alguns anos. (Abordagem superficial do tema)

Por outro lado a reforma que vem sendo apresentada possui alguns pontos críticos que podem ser revistos (Desenvolva mais essa discussão). Não é necessário que aumente tanto os anos de contribuição. Deve-se achar um meio termo para se adequar ao que o trabalhador deseja e também ser benéfico para o país. (Reelabore as discussões apresentadas)

Portanto pode-se entender que a reforma é sim uma solução (Vírgula) pois a previdência precisa ser atualizada. No entanto, é preciso encontrar a melhor maneira de reformá-la para que tanto o governo quanto o trabalhador fiquem satisfeitos. Dessa forma ambos podem sair ganhando e o país pode resolver um enorme problema que vinha corroendo o orçamento federal. (Reformule a proposta de intervenção)

 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200