Um tema mais do que controverso vem sendo alvo de várias discussões (Vírgula) inclusive em papos informais entre a família: a reforma da previdência . As dúvidas são será que a reforma é de fato necessária e de que forma ela deve ser feita (Problemas na construção de sentido). Afinal, a reforma é problema ou solução? (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Formule a tese)
É um fato que o país está envelhecendo e que o déficit orçamentário vem aumento devido aos gastos com a previdência social (Reelabore essa ideia). Por isso uma atitude deve ser tomada; (Vírgula) porque não dá pra para continuar como está (Vírgula) pois segundo alguns estudos, (Sem vírgula) a previdência pode tomar até 100% do orçamento daqui a alguns anos. (Abordagem superficial do tema)
Por outro lado a reforma que vem sendo apresentada possui alguns pontos críticos que podem ser revistos (Desenvolva mais essa discussão). Não é necessário que aumente tanto os anos de contribuição. Deve-se achar um meio termo para se adequar ao que o trabalhador deseja e também ser benéfico para o país. (Reelabore as discussões apresentadas)
Portanto pode-se entender que a reforma é sim uma solução (Vírgula) pois a previdência precisa ser atualizada. No entanto, é preciso encontrar a melhor maneira de reformá-la para que tanto o governo quanto o trabalhador fiquem satisfeitos. Dessa forma ambos podem sair ganhando e o país pode resolver um enorme problema que vinha corroendo o orçamento federal. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas e mais articuladas, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |