Objetivo constitucional prejudicado pela Reforma Previdenciária - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 14/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos objetivos fundamentais da República, conforme o artigo 3º da Constituição Federal de 1988, é a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. No entanto, a proposta de emenda constitucional sobre a reforma da previdência vai de encontro à justiça almejada pelo texto constitucional ao prever regras mais duras (Quais? Apresente e retome ao longo do desenvolvimento) para a obtenção do direito de aposentadoria pelos trabalhadores brasileiros. Diante dessa perspectiva, faz-se mister analisar os seus principais efeitos.

Em primeiro lugar, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, prevista na reforma, é um retrocesso na busca por igualdades sociais. Assim, ao estabelecer a idade mínima como requisito universal para a aposentadoria, a proposta de emenda desconsidera as diferentes médias de expectativas de vida presentes no país que possui dimensões continentais (Apresentar dados é importante para afirmar isso). Ademais, segundo o pensador inglês, (Sem vírgula) Clement Attlee: “a democracia não é apenas a lei da maioria, mas a lei da maioria respeitando o direito das minorias”. Diante do exposto, é necessário considerar que, como consequência, em muitas regiões brasileiras, as pessoas não terão a oportunidade de se aposentarem antes de morrerem. (Observe que não há progressão de sentido na discussão das ideias apresentadas. Reestruture)

Além disso, a diminuição do valor da aposentadoria de 90% para 60% da média das contribuições para quem se aposentar com o tempo mínimo de contribuição previdenciária irá afetar milhões de brasileiros. Segundo a pesquisa realizada pela LCA Consultores, em 2018, cerca de 11 milhões de pessoas dependem da aposentadoria de idosos para sobreviver, além deles mesmos. Com essa diminuição, muitas famílias poderão ser levadas à pobreza. Desse modo, a reforma da previdência, cuja finalidade é o reequilíbrio das contas do sistema previdenciário para garantir o pagamento dos seus benefícios, poderá contribuir para o aumento da pobreza, gerando uma maior desigualdade social no país. (Essa discussão apresentada precisa ser delimitada e mais articulada)

Infere-se, portanto, (Redundância) que a reforma da previdência pode se tornar um grande problema para o país se for aprovada com as mesmas medidas propostas. Destarte, o Congresso Nacional deve revogar essa proposta de emenda constitucional e buscar novos mecanismos para combater o déficit da previdência, como o término da política de desonerações fiscais e das desvinculações das receitas destinadas a programas sociais e previdenciários por meio de alterações legislativas. Em outras palavras, o governo deve passar a cobrar impostos de alguns órgãos e entidades que são isentos atualmente e utilizar toda a receita das contribuições para a previdência. A partir dessas ações, espera-se que haja um reequilíbrio das contas do sistema previdenciário, ao mesmo tempo em que os direitos dos aposentados permaneçam assegurados, tornando a sociedade brasileira mais justa e solidária conforme o objetivo fundamental previsto na Constituição Federal.

Comentários do corretor


Há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões no texto. Delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200