Reforma da previdência social: um mal necessário - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 12/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A previdência social, garantida pelo INSS ( Instituto Nacional de Segurança Social) (Vírgula) é um direito trabalhista muito importante para o bem estar dos cidadãos. Com o avançar da idade há a diminuição da capacidade produtiva e a aposentadoria é imprescindível para que se leve uma vida digna. Ao mesmo tempo, a pirâmide etária do Brasil mudou nas últimas décadas e isso torna a reforma da previdência um “mal necessário”.

O sistema de previdência se mantém por “solidariedade de gerações”, isto é, quem está na ativa do mercado banca os benefícios de quem está aposentado. Com a melhora do padrão de vida e avanço da medicina os brasileiros estão vivendo cada vez mais. Por outro lado, há cada vez menos jovens. Segundo dados do Banco Mundial, a taxa de fertilidade das brasileiras despencou de 6,07 filhos por mulher em 1960 para 1,73 em 2016. É insustentável que as leis previdenciárias antigas se mantenham na realidade social atual. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Em contrapartida, a reforma da previdência traz exigências muito rígidas que dificultarão a vida de milhões de brasileiros. Por exemplo: a proposta exige um período mínimo de 20 anos de contribuição. Muitos indivíduos não conseguem completar essa meta por viver boa parte da vida trabalhista na informalidade. Essa situação é muito comum em pessoas com pouca escolaridade e renda. A reforma previdenciária pode ter um impacto negativo grande nas camadas menos favorecidas da sociedade. (Essa discussão precisa ser mais explorada)

A reforma da previdência não é uma solução nem um problema, mas, considerando a estrutura estaria (?) atual, uma necessidade (Reestruture essa ideia). É importante que se atente as camadas menos favorecidas, (Sem vírgula) que têm dificuldade para atingir o período mínimo de contribuição. Pra Para essa situação em específico, os cidadãos poderiam se mobilizar através de manifestações para exigir leis menos rígidas, como por exemplo, poder contribuir por menos tempo. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200