Reforma da Previdência e Privatização - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 11/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Brasil, um país que luta para se desenvolver, porém, com essa reforma da previdência, o sonho de se tornar um país desenvolvido ficará cada vez mais distante. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões e formule a tese)

Isso quer dizer que, (Sem vírgula) a reforma da previdência visa mais a classe média-baixa de trabalhadores, onde em que muitos direitos serão tirados e o tempo mínimo de contribuição será elevado, isso acabará desencadeado um grande desfalque, pois, (Sem vírgula) com o tempo de trabalho maior as oportunidades para jovens diminuirão. (Abordagem superficial do tema)

Quando se fala em reforma da previdência, é bom pensar em todos, pois, com ela, o desemprego só aumentará, o Brasil será um país onde no qual a grande maioria dos trabalhadores serão pessoas mais velhas, com um salário relativamente alto, e com isso tirando a vez de jovens estudantes que acabaram de entrar no mercado de trabalho, querendo aprender e ganhando inicialmente pouco, fazendo com que o dinheiro ''economizado'' para pagar uma só pessoa, (Sem vírgula) iria para 2, ou seja, seria duas pessoas contribuindo e assim, (Sem vírgula) ajudando o país. (Reveja as ideias apresentadas. Reestruture as discussões)

Uma questão pouco falada, mas com uma relevância enorme,é a privatização, se tudo passasse a ser mais privatizado, não precisaria haver reforma da previdência pois, (Sem vírgula) cada um pagaria sua aposentadoria privada e o país ia poder focar no que realmente interessa. (Como assim? Reformule essa ideia)

Um solução para tudo isso seria, (Sem vírgula) INSS  (Desenvolva a sigla) opcional, ou seja, quem entrasse no mercado de trabalho, (Sem vírgula) fizesse uma cartinha a mão dizendo se opta ou não pelo desconto do INSS, igualmente o FGTS (Desenvolva a sigla), pois com ele sendo opcional, a empresa não seria obrigada a pagar para o governo 20% além do que o empregado paga, e poderia investir mais, aumentando salários e o ambiente de trabalho. (Como assim? Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reelaboradas. Delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200