Reforma da Previdência: uma solução ou um problema? - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 11/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tal como a maior parte dos países desenvolvidos, o Brasil passou a encarar na última década um novo desafio, conhecido como “transição demográfica”. É o que acontece quando a expectativa de vida de uma nação passa a ser maior que a taxa de natalidade anual, ocasionando assim um gradiente envelhecimento da população que, apesar de ser vantajoso individualmente, acarreta uma significativa mudança estrutural no Estado. (Reelabore edesenvolva as discussões iniciais de acordo com o tema)

Foi com base nessas mudanças que o atual governo propôs em abril do ano passado a “Reforma da Previdência Social” que após algumas reformulações determinou um tempo de contribuição de 40 anos, com idade mínima para se aposentar de 62 para as mulheres e 65 para os homens. Esses números, no entanto, mesmo com a crise político-econômica que o país vem encarando, podem ser radicais se for levado em consideração diversos fatores que tornam incomparável a situação do Brasil com os demais países desenvolvidos que já enfrentam tal problemática. Um deles é a qualidade de vida. Em boa parte da Europa a saúde e a educação pública são de qualidade, algo que o Brasil deixa a desejar. A Noruega, por exemplo, de acordo com a ONU (Desenvolva a sigla), em 2015 (Vírgula) apresentava um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,949, enquanto que o Brasil se mantinha com 0,754, mas caía o indicador para 0,561 devido as desigualdades sociais. Ou seja, a média da longevidade nacional hoje pode ser de 72,5 anos, porém, em alguns estados esse índice não chega a alcançar 65 anos. (Reelabore e articule mais as discussões apresentadas)

Além disso, é preciso preservar a equidade. Ainda que o feminismo pregue a igualdade de gêneros isso não se reflete igualando o tempo de contribuição de homens e mulheres (tal como foi proposto no texto original) (Como essa discussões se relacionam? Reestruture). Isso porque o Brasil ainda é consequência direta de uma sociedade patriarcal, que se reflete em mulheres com dupla jornada de trabalho, por ainda serem majoritariamente as responsáveis pelo “cuidado da casa e da família”. (Reestruture as discussões apresentadas)

Dessa forma, é necessário que uma mudança deste teor seja planejada com cuidado. Ainda que o futuro do país clame por uma reforma da previdência (Vírgula) essa não pode acontecer antes de uma reforma da política, da saúde e da educação. É preciso se atentar as pequenas e grandes corrupções, (Sem vírgula) antes de condenar a vida dos menos favorecidos. O Estado precisa atuar no presente de forma sábia e justa, ao invés de usar em primeira circunstância, (Sem vírgula) a válvula designada para o último caso. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Observe que o texto apresenta problemas no desenvolvimento das discussões. Dessa forma, delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200