Amálgama de Beauvoir - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 07/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na cultura indígena, mais do que respeito, os anciãos são tratados como um símbolo de importância substancial para a perpetuação da identidade do seu povo. Frente a isso, diferente do cenário (Qual?), inúmeros indivíduos da terceira idade são vistos como um fardo para a estrutura civil do país, sobretudo, pelos imbróglios relacionados à aposentadoria. Nesse viés, a reforma (Que reforma?) em pauta apenas ilustra o quadro excludente, ou seja, é um problema que proporcionará constantes intempéries sociais, a julgar a escassez da qualidade de vida em consonância com doenças oriundas da profissão.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que a população idosa, principalmente da zona rural, recebe um salário ínfimo e que não serve para todas as despesas. Seguindo esse panorama, aumentar o tempo de contribuição e a idade necessária para receber os percalços da previdência, (Sem vírgula) tornarão escassas as melhorias da qualidade de vida da comunidade. Nesse sentido, é notório que as dificuldades existem (Explore mais essa discussão) na contemporaneidade e serão mais bruscas caso a reforma seja efetuada. Consoante a isso, segundo o portal Economia, cerca de 1% da população aposentada consegue arcar com os próprios custos, aspecto que denota o pouco cuidado do Estado e a probabilidade de uma piora na situação. Em suma, Simone de Beauvoir, no seu livro “A Velhice”, tenta alertar sobre a inserção da terceira idade no rol civil -como um amálgama-, pois assim suas necessidades seriam entendidas, logo, não haveria reforma na aposentadoria.(Reestruture as discussões apresentadas)

Somado a isso, é visível o quadro de doenças relacionadas ao trabalho, fator que pode sofrer aumento bruscos, em razão do maior tempo em exercício. Dessa forma, apresentar calos nas cordas vocais, configurar dores na coluna e perder parcela da audição, (Sem vírgula) são alguns dos exemplos cotidianos a qual o trabalhador está submetido. Nesse ínterim, a prorrogação da aposentadoria colocará em riscos a saúde dos contribuintes, conforme foi visto na primeira Revolução Industrial, na qual as precauções com o trabalhador eram exíguas, principalmente, por não existir um suporte previdenciário. Sendo assim, a reforma demonstra que existem pontos negativos destoantes (Essa discussão precisa ser melhor explorada ao longo do texto), tendo em vista que as problemáticas sociais serão graves. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Entende-se, portanto, que o rearranjo na previdência configura uma adversidade associada ao público de baixa renda bem como as enfermidades ocupacionais. Dessa maneira, urge à Câmara de Deputados (Vírgula) juntamente com o Senado, não aceitarem as novas imposições da aposentadoria, a qual acarreta em severos infortúnios sociais, ato que pode ser feito através de uma votação contra as novas diretrizes, com o fito de ampliar as garantias humanas dos indivíduos, colocando sempre a população em primeiro lugar - assim como foi escrito por Beauvoir. Ademais, cabe à nação responder com protestos, os quais denotem a importância da saúde e do bem-estar comum. Só assim, a terceira idade será respeitada de modo equivalente aos hábitos nativos. (Reformule a proposta de intervenção) 
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Além disso, há problemas na construção de sentido, de modo que é preciso delimitar e articular mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200