A PEC dos números - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 06/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sempre que adentra-se no campo de questões concernentes à políticas públicas é preciso ter em mente que trata-se de uma dimensão de discussão delicada, pelo simples fato de que neste plano trata-se menos de considerações de ordem teórica do que prática (e, portanto, moral). No que diz respeito especificamente à presente Reforma da Previdência (Vírgula) proposta pelo atual governo, é preciso fazer-se consciente do fato de que uma decisão tomada sob considerações pouco acertadas, quando não arbitrárias, posteriormente provocariam consequências, no mínimo, desastrosas – afinal a primeira instância afetada por tal decisão é a vida de concreta de pessoas reais. Um erro de cálculo, nesse sentido, bastaria para, por exemplo, reduzir drasticamente a qualidade de vida de um sem (?) número de famílias. Estas não são passíveis de medição contábil, dado que trata-se não de números, mas, como se disse, de indivíduos e vidas concretas. O que está em jogo são pessoas e não gráficos. (Evite esse tipo de construção ao longo do texto. Reestruture as ideias apresentadas e formule a tese)

Tendo isto em mente, notou-se que nos últimos meses a PEC (Desenvolva a sigla), apesar dos esforços publicitários do atual governo em apresentá-la como positiva, disseminou um sentimento de preocupação nos cidadãos (especialmente naqueles das camadas mais populares – grande maioria, note-se) (Reestruture essa ideia. Explore mais as discussões). Apesar das recorrentes justificativas de viés econômico veiculadas pelo governo (grosso modo, legitimando a reforma sob a bandeira da necessidade de garantir a integridade dos fundos nacionais), (Sem vírgula) é incontornável o fato de que, na prática, se efetivada, tal proposta dificultaria e atrasaria o acesso ao direito à aposentadoria da grande massa de contribuintes. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Diante disto, é mister considerar se, de fato, um procedimento político que vai em desencontro com os interesses reais de uma grande maioria é a alternativa mais adequada para garantir a estabilidade financeira do Estado (Essa discussão precisa estar mais presente no texto). Pensa-se, finalmente, que um largo leque de outras possibilidades poderia ser estudado afim a fim de salvaguardar os cofres do país. Dentre tantos, poder-se-ia elencar, por exemplo, o acréscimo de tributações às grandes fortunas ou, numa via diversa, a restrição de auxílios da esfera do funcionalismo público (especialmente quando tratando-se daqueles “auto-garantidos” à políticos – vistos como abusivos pela opinião popular). (Reestruture a proposta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200