População idosa e a reforma da Previdência - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 06/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente o Brasil vive em uma época na qual a maior parte da população é idosa. Essa realidade tem um impacto direto na Previdência Social, uma vez que, tendo uma maioria de pessoas consideradas economicamente inativas, haverá maiores gastos públicos com suas aposentadorias. Especialistas discutem, então, a possibilidade e a viabilidade de uma reforma na Previdência Social, sem que retire drasticamente os direitos de contribuintes brasileiros, afinal, é dever do Estado a garantia de uma vida digna aos aposentados. (Reelabore as discussões iniciais. Formule a tese)

Analisando uma das vertentes deste debate, (Sem vírgula) encontram-se pessoas adeptas a essa reforma alegando a diminuição da desigualdade quanto aos benefícios recebidos e o tempo de contribuição. Porém cometem o equívoco de não levar em consideração que mesmo após a reforma haverá desigualdade. Neste caso, analisando a atual proposta do governo brasileiro, o desequilíbrio encontra-se na situação previdenciária dos militares das Forças Armadas após a reforma. Teriam seu tempo de contribuição elevado de 30 para 35 anos, juntamente aos trabalhadores do setor de iniciativa privada. Entretanto, neste quadro, os militares seriam beneficiados com a isenção da exigência de idade mínima, diferenciando-os do setor privado, (Sem vírgula) onde há a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres. Além do mais, possuem ainda, (Sem vírgula) a preservação do privilégio da integralidade que diz respeito a aposentadoria com o último salário recebido. A justificativa dessa diferenciação é que o trabalho militar oferece risco de vida a seus colaboradores. Porém adotar medidas do século passado não ajuda o país a resolver sua atual crise econômica, afinal, o Brasil não está envolvido em nenhum tipo de guerra ou conflito internacional. (Reelabore as discussões, uma vez que estão superficiais)

Portanto, os governantes do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país precisam tomar providencias para acabar de vez com essa crise. Dentre as alternativas que não oferecem risco a integridade dos direitos dos trabalhadores, (Sem vírgula) existe a possibilidade de cobrar impostos de grandes empresas presentes no Brasil que atualmente estão isentas de pagarem. Afinal, como já foi dito, é dever do Estado proporcionar uma previdência digna aos aposentados brasileiros. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200