Reforma Previdenciária: um projeto sem estrutura - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 03/07/2019

Status:

Corrigida
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Sociedade, política e economia. Entre os fatores relacionados à Reforma da Previdência, a falta de estrutura no texto da reforma é uma das principais causas das polêmicas em discussões (Reelabore essa ideia). Nesse sentido convém analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as circunstâncias e possíveis soluções para esse impasse. (Reestruture as discussões iniciais)

Em primeira análise, vê-se que, (Sem vírgula) ao criar a proposta de reforma pensou-se somente nos pontos positivos que essa iria trazer para população (Quais? Apresente no texto). Ao criar o projeto não foi pensado de forma consciente nas classes baixas, nos trabalhadores rurais e como afetaria a vida de tantas pessoas que todos os dias buscam o sustento (Como assim? De que modo? Essa ideia precisa ser desenvolvida).

 

 

 

 

Igualmente destaca-se que, (Sem vírgula) desde que a proposta da reforma foi lançada no governo do ex-presidente Michel Temer (Vírgula) teve muitas mudanças, tudo isso para que possa ser aceita pelos parlamentares (Desenvolvimento superficial da discussão). Vale ressaltar que é preciso uma reforma previdenciária no Brás, (?) mas essa deve ser pensada e avaliada conforme as necessidades de todas as classes sociais. 

 

 

 

 

Portanto, o governo federal deve propor conversas, por meio de reuniões e debates, com: representantes de grupos sociais. Espera-se com isso, (Sem vírgula) melhorar o texto da reforma da previdência social, defendendo dessa forma os direitos de todas as classes vigentes e garantido a aposentadoria das gerações futuras. (Proposta superficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Não há progressão de sentido nas ideias apresentadas. Reelabore. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200