Reforma da previdência e seus alvos. - Banco de redações


Reforma da Previdência: uma solução ou um problema?

Enviada em: 02/07/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Reforma da previdência, uma nova mudança no regime de aposentadorias brasileiro (Reelabore). Com a seguinte proposta definida por Paulo Guedes, Ministro da economia, visa economizar 1 trilhão de reais em dez anos. Busca remover privilégios e desigualdades do setor privado e público. No entanto, a oposição afirma que irá atingir mais pobres e fortalecer ricos. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

O modelo de previdência tende a parecer uma nova esperança ao Governo, (Sem vírgula) para se defender de dívidas dos cofres públicos. Apesar disso, ainda ocorre muita informalidade no mercado de trabalho, resultando em trabalhadores pobres não obtendo a sua carteira assinada, assim não declarando que contribuiu 15 anos ao INSS. Com a retirada da idade mínima para aposentadoria, (Sem vírgula) acaba por atingir mais mulheres pobres com dificuldade de se aposentar,  (Sem vírgula) devido a filhos e a volta tardia ao mercado de trabalho. Desse modo, trabalhando até a idade mínima. (Discussões superficiais. Reelabore as ideias apresentadas)

Idosos se tornam alvos devido  a não conseguirem contribuir com o tempo suficiente. Portanto, idosos com 65 anos ou mais, (Sem vírgula) buscam o BPC (Benefício de Prestação Continuada), que garante um salário mínimo de 998 reais para quem recebe até 250 reais de renda mensal. Porém o modelo da providência, (Sem vírgula) pretende desconsiderar este formato, (Sem vírgula) e adaptar ao recebimento de 400 reais. Mudança que causa controvérsias e indignação de uma parte da população. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Levando-se em consideração esses aspectos, é perceptível que outras soluções devem ser tomadas para evitar o dano a população pobre e idosa. No entanto, é de suma importância o apoio populacional, (Sem vírgula) para sempre cobrar o crescimento e desenvolvimento do país. Desse modo, poderá haver um país com mais vagas de empregos e respeitando o tempo de descanso de cada trabalhador. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto estão superficiais. Reelabore e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200