No início da Idade Moderna os idosos não tinham visibilidade alguma, sendo deixados de lado e considerados uma "classe inativa". Com o passar dos anos foi criado uma poupança para que possa arcar com os custos de vida desses idosos, como remédios, moradia, alimentação e etc. Já nos dias atuais ainda se mantém tal investimento reformulado, onde em que se têm direito do ao benefício quando os anos de contribuição assalariada chega no limite determinado, fazendo que pessoas se aposentem, consideravelmente jovens, usando desse dinheiro até o resto de suas vidas (Vírgula) criando um enorme prejuízo para o governo brasileiro. (Reelabore e articule mais as ideias apresentadas)
É de extrema urgência mudanças nesse plano atual visto (Reformule, pois ficou estranho), pois no Brasil o número da expectativa de vida aumentou para 76 anos e não tendo uma idade miníma pra para se aposentar será normal ver pessoas recebendo por mais tempo que trabalharam, acumulando mais bilhões de gastos (Reveja essa ideia. Apresente dados que possam compravar o seu ponto de vista). O número de pessoas que pararam de contribuir deixa consequentemente a economia estagnada, com isso a roda do dinheiro está apenas diminuindo e nunca sendo acrescentada, acarretando assim o aumento de impostos para que esse dinheiro volte de alguma forma. (Observe que não há progressão de sentido. Reelabore as discussões)
Funcionários públicos são os maiores privilegiados com a previdência (Vírgula) contando com a estabilidade de carreira e altos salários, gerando depois um faturamento de até 30 mil reais mensais, crescendo ainda mais o déficit já estabelecido pela falta de recursos (Reveja essa ideia). Outro ponto a ser analisado, levando em consideração que os cofres não mantém condições de poder esbanjar esse gasto. (Observe que há problemas na construção de sentido)
Diante disso, medidas precisam ser tomadas para priorizar a diminuição da desigualdade no recebimento do benefício e o aumento da sua melhor utilização sem acarretar grandes dívidas pelo caminho. Com auxílio do Ministério da fazenda o regime para previdência de funcionários públicos e o de funcionários de redes privadas se torna apenas um, com isso reduzirá os gastos exarcebado de forma significativa, onde em que todos fariam parte do INSS (INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL) adotando a política do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade).
Novamente o Ministério da Fazenda com instruções do Presidente da República irá determinar uma idade para que se possa ter direito do ao recebimento da previdência, assim o controle de orçamento será mais balanceado com menos "vazamentos" inapropriados e melhor estabilidade do seu serviço, conseguindo controlar e sem ter a necessidade de ver a cada dia mais uma nação preocupada com seu fututo. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Desenvolva as discussões de acordo com o que propõe a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |