A violência no Brasil aumenta cada vez mais, como consequência disso o número de presos crescem, porém o país não tem presídios suficientes para comportar todos, resultando em rebeliões como as que ocorreram em Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro são provas de que o país não está preparado para esse alto índice de violência . (Desenvolvimento superficial. Reelabore as discussões apresentadas e formule a tese)
As rebeliões que acontecem nos presídios causam prejuízos humanos (Vírgula) como também materiais , pois algumas penitenciárias são destruídas nas rebeliões (Vírgula) fazendo com que seja necessário a transferência dos detentos para outras cadeias, causando cada vez mais a super lotação superlotação, levando a essas rebeliões. (Reelabore e articule as discussões)
Pesquisadores e estudiosos (Redundância) apontam que a solução para diminuir a violência está na educação, (Ponto final) Nossos governadores precisam investir numa educação de qualidade, (Ponto final)“Se nossos governantes não fizerem escolas em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”, disse o sociólogo, antropólogo Darcy Ribeiro em seu discurso defendendo o empreendimento em educação pública. (Melhore a construção de sentido. Delimite e articule as discussões)
Uma solução mais rápida seria construir alguns presídios, aumentar a pena para até pena perpétua em casos de maiores crimes. A solução correta, porém mais demorada (Vírgula) seria investir em uma educação de qualidade (Vírgula) diminuído diminuindo a violência no Brasil. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |